Capítulo 090, segunda-feira, 21 de dezembro – Maria Isabel serve duas taças de vinho e entrega uma a Almeida e brindam vitória. Miguel entra revoltado e diz a Maria Isabel que jamais se casará com ela. Miguel pede a tia Joaquina que peça pra Juliana se encontrar com ele no local que ela quiser. Tito Pardo revela a Miguel que Osório está solto na mata. Juliana tem um pesadelo com Osório. Esméria busca Juliana e diz que Maria Isabel quer falar com ela. Esméria tranca Juliana no quarto. Miguel recebe um bilhete falso de encontro com Juliana na capela. Maria Isabel está vestida de noiva e aguarda perto do altar. Beatrice com ela. Loreto entra com os soldados e o pároco. Maria Isabel está na expectativa e aguarda pela chegada de Miguel diante de Beatrice, Loreto, o pároco e os soldados. Todos sérios, um tanto constrangidos. Miguel caminha na rua apressado e encontra Urraca e Sapião. Dr. Pacheco não tem esperança de reação de Quintiliano e Filipa se desespera. Tomás pede a Filipa que ajude a descobrir porque Violeta terminou o namoro com ele. Juliana continua trancada, nervosa e grita para alguém abrir a porta. Teresa passa por ali e ouve Juliana gritar. Teresa vai buscar a chave e vê a sala toda enfeitada e suspeita. Teresa solta Juliana que sai correndo atrás de Esméria para descobrir o que aconteceu. Filipa vai até a pensão para falar com Violeta. Violeta conta tudo o que aconteceu e pede para não contar a Tomás. Esméria está arrumada e conversa com tia Joaquina. Juliana chega e Esméria se assusta. Teresa discute com Almeida por ter feito parte do esquema do casório com Maria Isabel. Almeida manda Teresa descansar e ela num ataque de fúria destrói todos os arranjos do casório na sala. Miguel chega na entrada da capela e vê Maria Isabel. Esméria impede Juliana de seguir e tia Joaquina tenta parar a briga. Juliana rasga o vestido de Esméria e as duas voltam a brigar. Miguel tenta ir embora ao perceber que caiu em uma armadilha, mas é impedido. Loreto diz a Miguel que caso recusar se casar terá que pagar pelo crime. Beatrice encara Miguel envergonhada. Miguel arrasado entra na capela seguido por soldados. Juliana chega por ali sem ser vista e vê o pároco começar a cerimônia. É quando Miguel vê Juliana e trocam um olhar desesperado. Miguel hesita beijar a noiva. Juliana chora no ombro de tia Joaquina. Maria Isabel e Almeida entram satisfeitos. Miguel vem junto, revoltado. Maria Isabel se assusta ao reparar tudo caído ao chão. Teresa vem de dentro e aplaude Maria Isabel. Bá Teixeira conversa com Quintiliano que continua desacordado. Bá Teixeira sai do quarto e Quintiliano abre os olhos. Teresa conversa com Juliana e diz que ela não pode desistir de Miguel, mesmo ele casado com Maria Isabel. Maria Isabel e Miguel entram no quarto. Ela ri, vitoriosa. Miguel encara Maria Isabel e a enfrenta. Maria Isabel ameaça Miguel a ser um bom marido caso contrário Juliana sofrerá as consequências.
Capítulo 91, terça-feira, 22 de dezembro – Miguel e Maria Isabel se enfrentam e diz que ela não fará nada contra Juliana. Teresa pergunta a Juliana como descobrir se ela e Miguel são irmãos. Teresa dá sua palavra a Juliana e promete reverter a história. Almeida e Maria Isabel dançam na sala, triunfantes. Quintiliano está com os olhos abertos, sozinho no quarto. Tomás parece indignado diante de Filipa que diz que não irá esquecer Violeta sem apresentar um motivo convincente. Catarina vai até a câmara falar de Osório que foi dado como morto e que está rondando a vila. Loreto diz que mandará fazer uma busca. Rosalinda chega na pensão furiosa e grita que dr. Pacheco só pode estar de conluio a Petúnia, uma vez que, resolveu aumentar o aluguel da pensão. Irani entra no armazém e resmunga consigo mesma e começa a limpar o balcão. Belezinha chega animada e diz que o encontro com Urraca foi maravilhoso e que aprendeu muito sobre nobreza. Irani dá a notícia que Miguel se casou com Maria Isabel. Átila espantado diante de Nestor ao saber que Miguel se casou enganado. Guilherme sugere a Loreto a dar uma festa pois a vila está muito crítica com os últimos acontecimentos. Esméria vai ao quarto de Miguel deixar alguns lençóis e se oferece para fazer o que pedir. Miguel pede para ver Juliana e Esméria se nega a fazer. Miguel diz a Esméria que é cumplice dos planos de Maria Isabel e a acusa de ser tão ruim e desprezível quanto sua sinhá. Almeida e Maria Isabel entram no gabinete e ela fecha a porta. Maria Isabel interrompe Almeida com um beijo. Dr. Pacheco examina Quintiliano que não responde diante dos filhos ansiosos. Juliana conta a Sapião que pode contar com Teresa novamente. Loreto leva os pertences de Miguel até o engenho. Almeida chega e Miguel discute com ele e os dois brigam. Miguel dá um soco em Almeida. Almeida imobiliza Miguel e diz que quanto mais o enfrentar, sua vida será um inferno. Juliana joga capoeira com Sapião e tia Joaquina observa. Teresa está no quarto com uma armação de ferro na perna defeituosa. Ela aperta a bota, sua perna está quase ferida. Almeida entra e se espanta com o que vê. Almeida arranca a bota e joga fora e proíbe Teresa de voltar a usá-la. Beatrice invade a casa de Quintiliano para visita-lo e fica emocionada ao ver que acordou. Miguel entra no quarto com seus pertences e vê Maria Isabel a sua espera com pétalas espalhadas pelo local. Miguel pega um travesseiro e um lençol e dorme no chão. Amanhece e Juliana se depara com Miguel sentado em sua cama. Urraca feliz em ver Almeida. Beatrice e Teresa tomam café da manhã e Maria Isabel chega e pergunta por Miguel. Maria Isabel se adiante até Juliana e pega no seu braço que se desvencilha.
Capítulo 092, quarta-feira, 23 de dezembro – Maria Isabel encara Juliana, surpresa. Beatrice e Teresa levantam, tensas com a discussão entre as duas. Juliana se desculpa e Maria Isabel pede para repetir mais alto. Teresa e Maria discutem e Maria Isabel dá um tapa em Teresa. Na câmara Miguel conversa com Guilherme e diz que foi atraído para a fazenda para casar a força com Maria Isabel. Urraca se desespera diante de Almeida que não quer ajuda-la com a dívida. Dr. Pacheco vai até a pensão com Petúnia e pede que Rosalinda a hospede novamente. Rosalinda nega, mas volta atrás. Beatrice repreende Maria Isabel e pede para ela se comportar ou ir para casa que herdou na capital e Maria Isabel se ofende. Maria Isabel conversa com Esméria e pede que fique o tempo todo perto de Miguel para depois lhe contar tudo. Bá Teixeira faz a higiene em Quintiliano e quando tenta sair ele segura firme e a assusta. Quintiliano tenta falar alguma coisa, mas não consegue. Catarina recebe alguns escravos e diz a Tozé que serão os responsáveis por procurar por Osório. Guilherme diz a Miguel que não pode anular o casamento, mas pode cobrar todas as dívidas que tem em aberto. Miguel quer trocar seus bens pela liberdade de Juliana. Beatrice conversa com Juliana que pensa em enviá-la para a casa da tia Elza. Juliana implora para ficar e avisa que não causará problemas com Maria Isabel. Almeida recusa a oferta de Miguel. Juliana ajuda no ferimento de Teresa e as duas conversam. Miguel bebe água enquanto conversa com Irani e Nestor e diz que caiu em uma armadilha. Loreto está furioso diante do soldado Crisaldo que diz que a condessa Catarina está decidida a encontrar Osório. Petúnia ensaia novos passos de dança para algumas florzinhas e Almeida e Zé leão entram na pensão. Almeida fica fascinado por Petúnia. Almeida quer conversar com Petúnia que diz que é comprometida. Guilherme a cavalo se aproxima e espia o local onde Teresa costuma ler. Teresa aparece. Guilherme diz a Teresa que não conseguiu anular o casamento de Miguel e lhe deseja uma boa gravidez. Eles se abraçam e não percebem Maria Isabel de longe observando tudo. Miguel caminha pela mata e vai até um ponto de encontro de escravos e é cercado por homens armados. Miguel mostra os documentos aos homens que baixam as armas. Beatrice visita Catarina e pede que ela visite Quintiliano e acompanhe sua recuperação. Loreto adentra o palacete e diz que a condessa não pode enviar escravos para capturar Osório. Miguel conversa com os traficantes e escravos e lhes diz que dará a cada um sua carta de alforria e pagará a viagem de volta para aqueles que querem retornar a Africa. Traficantes e escravos emocionados. Esméria está por ali e se emociona também. Juliana está no quarto e escreve emocionada. Almeida entra e Juliana se assusta.
Capítulo 093, quinta-feira, 24 de dezembro – Juliana está assustada diante de Almeida que se aproxima devagar. Almeida conta a Juliana que Miguel ofereceu um alto valor para libertá-la, mas recusou. Miguel assina alguns papeis que os escravos têm em mãos. Escravos choram e comemoram e agradecem a Miguel. Maria Isabel ameaça Teresa contar a Almeida sobre o encontro que teve com Guilherme. Teresa dzi que foi encontro de amigos. Maria Isabel quer em troca que Teresa afaste Juliana de Miguel. Almeida pede um beijo a Juliana. Rosalinda discute com Petúnia que revela que Rosalinda deixou uma criança na roda dos enjeitados. Rosalinda parte para cima de Petúnia. Alguns instantes e com ajuda de outras florzinhas, Petúnia e Rosalinda fazem um acordo e se tornam sócias da pensão. Tomás e Filipa estão no quanto misterioso e ficam em choque. Esméria segue Miguel pela mata e entra na cabana onde foi mantido em cativeiro. Osório tem um faca na mão e já avança sobre Miguel. Loreto está irritado diante dos escravos de ganho contratados pela condessa e que seguram bandidos capturados. Miguel briga com Osório e o derruba no chão e toma a faca dele. Miguel obriga Osório contar a verdade. Osório revela que o pai de Miguel nunca se envolveu com uma escrava. Miguel fica aliviado com a resposta e Osório pede a recompensa. Miguel ataca Osório e os dois voltam a brigar. Miguel imobiliza Osório com a faca em seu pescoço. Esméria vê tudo de longe. Osório diz a Miguel que não ele quem matou seus pais. Osório diz a Miguel que seu pai não pagou por um lote de escravos. Miguel tira um saco de moedas e paga a Osório. Miguel entende que Custódio devia a seu pai e deduz que ele seria o autor da morte de seu pai e que Quintiliano também estaria envolvido. Osório também revela que o terceiro participante da morte de seu pai foi Gaspar Almeida, pai de Almeida. Tomás e Átila conversam e Tomás diz que descobriu todo o passado de seu pai e está decepcionado. Sapião diz a Urraca que ouviu de Genésio que Guilherme tem uma pepita de ouro. Guilherme analisa a pepita e percebe a presença de Genésio que estava por ali e fecha o baú. Quintiliano está sentado na cama e consegue fazer um movimento brusco e derruba a moringa no chão. Guilherme está assustado e Quintiliano encara Genésio, com expressão de ódio. Esméria procura por Miguel na mata e Osório a surpreende. Juliana se surpreende com a chegada de Miguel que está ofegante. Miguel revela a Juliana que não são irmãos e propõe a Juliana fugir com ele.
Capítulo 094, sexta-feira, 25 de dezembro – Juliana está espantada com a proposta de Miguel em querer fugir e tenta acalmá-lo. Esméria está apavorada diante de Osório e grita por socorro. Genésio vê Guilherme mexer no baú com a pepita de ouro e Quintiliano se despera, porém sem se mexer. Átila e Tomás planejam uma revolução e vão a rua convidar pessoas para participarem de uma reunião. Violeta e Rebeca querem ajudar as mulheres e planejam também convidar pessoas na rua. Maria Isabel invade o quarto de Juliana a procura de Miguel. Juliana conta a tia Joaquina que Miguel descobriu que eles não são irmãos. Miguel procura por documentos nas gavetas do gabinete e encontra alguns documentos e Almeida chega. Urraca visita Guilherme que revela que Quintiliano não está bem e aconselha a voltar outra hora. Guilherme insiste e consegue ver Quintiliano e pede ajuda, mesmo ele estando acamado e imóvel. Teresa está feliz diante de Juliana e diz que se tem alguma intenção de fugir com Miguel, tem o apoio dela. Maria Isabel está irritada diante de Beatrice pois ninguém consegue encontrar Esméria. Dr. Pacheco examina Maria Isabel e revela que está realmente grávida. Catarina abre as gavetas e acha alguns livros de registros no gabinete da casa de Quintiliano. Juliana está pensativa ao descobrir que Maria Isabel está grávida de Miguel. Maria Isabel dá ordem a Juliana que vá atrás a Esméria sozinha. Juliana se nega. Maria Isabel propõe que se Juliana encontrar Esméria pedirá a liberdade a Almeida. Bá Teixeira entende a dor de Catarina e ajuda com alguns documentos. Catarina acha o nome de sua irmã nos documentos e se emociona. Osório solta as amarras de Esméria que está fraca, maltratada. Osório diz que vai levar Esméria para a venda de escravos e Esméria entra em pânico. Maria Isabel diz a Zé Leão que é para seguir Juliana na mata e matá-la. Zé Leão se recusa.