Máquinas que já não eram usadas pela Administração Pública ganham nova utilização em escolas, centros de inclusão digital, assentamentos rurais, entre outros
Publicado em
11/03/2021 16h02
Dessas máquinas, 60 farão parte de escolas, que atendem alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, em três cidades do estado: São Miguel do Gostoso, Serra Caiada e Taipu. Outros 40 computadores chegaram a três assentamentos rurais nas cidades de São Bento do Norte, Bodó e Ceará-Mirim, que beneficiará mais de 260 famílias; e a um telecentro da cidade de Marcelino Vieira.
Desde 2019, mais de 5,2 mil computadores foram doados pelo Governo a escolas públicas, bibliotecas, Centros de Referência em Assistência Social (Cras), prefeituras e diversos outros pontos de inclusão digital. No total, 124 municípios de 21 estados já receberam as doações. A expectativa do MCom é que o número total de entregas chegue a mais de 21 mil até o fim de 2022.
Recuperação de computadores
O trabalho de recuperação dos equipamentos é feito por jovens de baixa renda, participantes de cursos profissionalizantes dos chamados Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC’s).
“Os cursos são gratuitos e já capacitaram mais de 13 mil jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. Quem faz toda a reforma das peças dos computadores são os próprios alunos, que põem em prática os conhecimentos adquiridos. Isso demonstra a importância dessa iniciativa”, destacou o ministro Fábio Faria.
Atualmente, existem nove centros de recondicionamento de computadores nos estados de Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
Com informações do Ministério das Comunicações