Palmeiras, campeão defensor da CONMEBOL Libertadores, iniciou com um triunfo nesta quarta-feira em sua estreia na edição 2021: o Verdão celebrou no último suspiro em Lima numa jornada repleta do melhor futebol do mundo.
O time orientado pelo português Abel Ferreira ganhou de 3-2 do Universitario no encerramento da primeira jornada do Grupo A.
Danilo Santos De Oliveira (19 minutos), Raphael Veiga (52’) e Renan (90+5’) marcaram para o Palmeiras, enquanto Enzo Gutiérrez (65’, 68’ pênalti) se encarregou dos gols ‘crema’.
– Números do jogo –
O Universitario marcou exatamente dois gols em suas três últimas partidas contra o Palmeiras na CONMEBOL Libertadores, perdendo duas (2-5 em 1979 e 2-3 em 2021) e ganhando o restante (2-1 em 1979).
O Universitario conseguiu uma série de quatro jogos sem gols contra equipes brasileiras na CONMEBOL Libertadores, mas não conseguiu vencê-las no torneio em seus nove últimos duelos (5E 4D).
O Palmeiras marcou três ou mais gols em oito de seus últimos 14 jogos da CONMEBOL Libertadores. O time ganhou todas essas oito partidas e o Universitario foi o único adversário a marcar dois ou mais gols.
Independiente del Valle e Defensa y Justicia dividem pontos
Na mesma chave em Quito, Independiente del Valle e Defensa y Justicia empataram 1-1.
Carlos Rotondi (7’) anotou para o flamejante campeão da CONMEBOL Recopa, enquanto Christian Ortiz (28’) marcou para o ‘negriazul’ equatoriano.
– Números do jogo –
O Independiente del Valle está invicto em seus últimos cinco jogos contra os argentinos na CONMEBOL Libertadores (2V 3E). Sua última derrota no torneio para uma seleção argentina foi de 0-1 nas oitavas de final para o River Plate em 2016, embora a seleção equatoriana tenha conseguido se classificar para as quartas de final.
A Independiente del Valle manteve sua série de nunca perder em casa na CONMEBOL Libertadores (14V 8E). Em sete dos oito empates em casa, a equipe sofreu pelo menos um gol.
O Defensa y Justicia teve seu primeiro empate na CONMEBOL Libertadores após seis jogos com vitórias ou derrotas. Foi também sua primeira partida sem derrota fora de casa após três derrotas como visitante na edição 2020.
Estreia triunfal do ‘Xeneize’
Boca Juniors, que aspira seu sétimo título, obteve uma vitória histórica em La Paz (3.620m acima do nível do mar), onde não ganhava desde 1970 (vitória de 3×2 sobre o Bolívar na fase de grupos).
Sua vítima desta vez foi o The Strongest da chave C com uma vitória por 1-0, tanto de Sebastian Villa (7′).
– Números do jogo –
Primeiro jogo sem anotar como local do The Strongest na CONMEBOL Libertadores após uma série de 29 jogos consecutivos marcando (20V 6E 3D). A última vez que não havia marcado foi também derrotado por 1-0 (contra Unión Española em março de 2006).
The Strongest e Boca (que não se enfrentavam na competição CONMEBOL desde 1982) permanecem sem empatar na Copa Libertadores, onde jogaram cinco partidas, com quatro vitórias para os argentinos e uma para os bolivianos.
Boca não sofreu nenhum gol em nove de suas últimas doze participações na CONMEBOL Libertadores (7V 2E 3D), apenas Internacional, Racing e Santos puderam marcar contra eles, sendo este último o único time a marcar mais de um gol (3-0 nas semifinais de 2020).
Rentistas e Racing terminam em empate
Rentistas, debutante na CONMEBOL Libertadores, empatou 1-1 com o Racing argentino.
Salomón Rodríguez (42’) marcou para os locais, enquanto Juan Cáceres firmou o empate aos 89’.
– Números da partida –
Rentistas é a quarta equipe uruguaia que o Racing enfrentou em sua história na CONMEBOL Libertadores, nenhuma delas conseguiu vencer no primeiro confronto (2E 2D).
Em sua segunda participação nas competições CONMEBOL (havia jogado na Sudamericana 2014), Rentistas conseguiu seu primeiro ponto em casa, o único antecedente em casa nas competições continentais foi a derrota contra o Cerro Porteño em agosto de 2014 (0-2).
O Racing não perdeu quatro partidas fora de casa contra equipes uruguaias na CONMEBOL Libertadores (2V 2E), desde maio de 1997, quando perdeu para o Peñarol (2-0).
La Calera e LDU igualam na estreia
O Unión La Calera empatou por 2-2 com Liga de Quito no Grupo G da CONMEBOL Libertadores 2021.
Os gols da equipe local vieram através de Andrés Vilches (18′;70′). Vladimir Arce (51′; 83′) marcou para os equatorianos.
– Números do jogo –
Os quatro times chilenos que estrearam na CONMEBOL Libertadores no século XXI empataram na estreia da competição: Universidad Concepción 2-2 em 2004, Audax Italiano 0-0 em 2007, Deportes Iquique 1-1 em 2013 e este empate 2-2 do Unión La Calera.
Unión La Calera nunca perdeu em casa em seis jogos nas competições CONMEBOL (2V 4E). O empate 2-2 com LDU é o primeiro jogo que a equipe transandina marcou um gol e não venceu.
O empate com Unión La Calera é o primeiro jogo da CONMEBOL Libertadores desde 2005 que o Liga não perde depois de entrar no intervalo com desvantagem (10D). Em maio de 2005, o time equatoriano empatou 1-1 com o Danubio, depois de começar perdendo no final do primeiro tempo.
Ciclone sopra forte na Colômbia
Outro vencedor da noite foi o Cerro Porteño do Paraguai, que levou três pontos valiosos de Bucaramanga com uma vitória de 2×0 sobre o América da Colômbia.
Os gols do ‘Ciclone paraguaio’ vieram de Robert Osmar Morales (29′) e Angel Cardozo (90′) para assumir a liderança do Grupo H.
– Números da partida –
A quarta vitória do Cerro Porteño em 20 jogos fora de casa contra os colombianos na CONMEBOL Libertadores (4E 12D). Os paraguaios não tinham vencido na Colômbia desde a edição de 2003, quando venceram o DIM nas oitavas de final (0-1).
A racha do América na CONMEBOL Libertadores se estende a oito jogos sem vitória (4E 4D), cinco dos quais não conseguiu marcar.
Cerro Porteño tinha passado seis jogos sem uma vitória fora de casa na CONMEBOL Libertadores (3E 3D), incluindo três jogos sem marcar.
La Guaira iguala com Atlético Mineiro
Na mesma chave, Atlético Mineiro e Deportivo La Guaira empataram 1-1 em Caracas. Adrián Martinez (20′) marcou para o time da casa, enquanto Matias Zaracho (65′) marcou para o Galo.
– Números do jogo –
Os venezuelanos não perdem em duas partidas consecutivas da CONMEBOL Libertadores contra os brasileiros (Deportivo Lara 1-1 Santos e o sorteio de hoje). A última vez que isso aconteceu foi com o Caracas FC entre 2008 e 2009 (3E).
Junto com o Deportivo Táchira, esta é a primeira vez que duas equipes venezuelanas estrearam na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores sem derrota desde 2012 (empates de Zamora e Deportivo Táchira).
O empate em 1-1 com Deportivo La Guaira foi o primeiro resultado do Atlético Mineiro contra equipes venezuelanas nas competições da CONMEBOL que não foi com vitória (6V).
AFP / OPTA