Ao todo, 103 astletas estão inscritos na competição, disputada no Parque Aquático Maria Lenk, no Parque Olímpico da Barra
A Seletiva Olímpica Brasileira de Natação tem início nesta segunda-feira (19.04). A competição que definirá a equipe do Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio segue até o próximo sábado (24.04) e será realizada no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Foto: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br
Ao todo, 103 atletas estão inscritos na competição. Nas provas individuais, estarão classificados os campeões e vice-campeões de cada disputa, desde que obtenham o Índice A estabelecido pela Federação Internacional de Natação. Valerão apenas os índices feitos na Final A.
Por enquanto, o Brasil tem confirmadas em Tóquio vagas no revezamento 4 x 100m livre masculino, 4 x 200m livre masculino, 4 x 100m medley masculino e na prova individual dos 50m livre masculino.
Em função da pandemia da COVID-19, a CBDA divulgou, em março, normas sanitárias e técnicas para a participação de atletas na competição. O documento dá a oportunidade de atletas que testarem positivo após o dia 19 de março de disputarem a seletiva em nova data. Além disso, limitou a competição em 120 nadadores para diminuir o risco de proliferação do vírus.
No início de abril, a Federação Internacional de Natação oficializou o dia 12 de junho como a data oficial para a tomada de tempo para os atletas que contraíram o vírus e não puderam participar da Seletiva Olímpica Brasileira de Natação. Vale lembrar que cada atleta continua tendo apenas uma oportunidade de nadar para o índice.
A Seletiva Olímpica Brasileira de Natação terá sempre duas etapas por dia: Eliminatórias e Finais. As eliminatórias começam sempre às 9h30 e as finais às 18h30 (de Brasília). A TV CBDA, o Canal Olímpico do Brasil e a BandSports transmitirão a Seletiva Olímpica Brasileira de Natação ao vivo.
Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos