A diretora da Nomadland Chloe Zhao teve uma noite inesquecível no Oscar e culminou em uma temporada de prêmios dominante.
o cineasta chinês ganhou o de melhor diretor – tornando-se a primeira mulher de cor a fazê-lo – e Nomadland ganhou melhor filme.
O filme, que segue comunidades itinerantes nos Estados Unidos pós-recessão, também ganhou a melhor atriz por sua estrela Frances McDormand.
Perto
Chloe Zhao fez história com o Oscar de melhor diretor (Chris Pizzello / AP)
Chloe Zhao fez história com seu Oscar de melhor diretor (Chris Pizzello / AP) Não houve surpresa quando Nomadland foi chamado de melhor filme porque o road movie havia varrido tudo antes dele nos meses que antecederam a maior noite de Hollywood.
O filme, o terceiro de Zhao, levou o prêmio principal em cerimônias incluindo Globo de Ouro, Críticas ‘Choice Awards, Gotham Independent Film Awards, Baftas, British Independent Film Awards, Directors Guild of America Awards, Producers Guild Awards e Independent Spirit Awards.
No ano passado, ganhou o Leão de Ouro em Veneza Festival de Cinema e o prêmio de escolha das pessoas no Festival de Cinema de Toronto.
Seus sucessos repetidos significavam que era o favorito para o fim de semana do Oscar.
Da mesma forma, Zhao era amplamente visto como uma chance de melhor diretor.
Como seu filme, ela dominou quase completamente nas cerimônias anteriores.
Ela ganhou o Globo de Ouro e o Bafta de melhor diretor , juntamente com as vitórias no Critics ‘Choice Awards, Directors Guild of America Awards e Independent Spirit Awards.
Perto
Produtores Peter Spears, a partir da esquerda, Frances McDormand, Chloe Zhao, Mollye Asher e Dan Janvey, com seus Oscar de melhor filme (Chris Pizzello / AP)
Produtores Peter Spears, a partir da esquerda, Frances McDormand, Chloe Zhao, Mollye Asher e Dan Janvey, com seus Oscars de melhor filme (Chris Pizzello / AP) Zhao, 02, foi a segunda mulher a ganhar o Oscar de melhor diretor, seguindo Kathryn Bigelow em 2010 para The Hurt Locker.
Feito para um orçamento baixo, Nomadland foi adaptado do best-seller de não ficção de Jessica Bruder Nomadland: Surviving América no século XXI, sobre o c comunidade nos EUA, e muitos dos nômades que aparecem no livro também aparecem no filme.
McDormand, 63, faz o papel de Fern, uma viúva que perde o emprego e embarca em uma viagem pelo país, inflexível de que “não é sem-teto, apenas sem casa”.
Ela ganha dinheiro trabalhando em um depósito da Amazon, bem como em outros empregos com contrato zero hora, e aprende habilidades básicas de sobrevivência e autossuficiência para a estrada com outros nômades.
Durante seu discurso de aceitação de melhor atriz, McDormand, agora três vezes vencedor do prêmio, pediu aos espectadores que assistissem ao filme no cinema.
Apresenta fotos impressionantes do oeste americano do diretor de fotografia da Cornualha, Joshua James Richards.
McDormand disse: “Por favor, assista ao nosso filme na maior tela possível e, um dia, muito em breve, leve todos que você conhece ao cinema, ombro a ombro naquele espaço escuro, e assista cada filme representado aqui esta noite. ”
PA Media