Já sofreu com manchas que impregnaram o sofá? Poucas pessoas sabem como limpar sofá de forma eficiente, mas quem tem um estofado em casa, certamente, já enfrentou problemas para deixá-lo limpinho, cheiroso e, claro, recuperar a cor e brilho do tecido.
Existem muitas técnicas de como limpar sofá, e neste artigo, vamos trazer as principais dicas e sugestões para diferentes tipos de tecidos e misturas. Cuide para selecionar os materiais e produtos certos — só assim será possível manter as fibras dos tecidos intactas e aumentar a vida útil do seu estofado.
Como limpar sofá de tecido
A mistura para limpar sofá de tecido mais comum é bem simples: uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, 150ml de vinagre e 750ml de água. Além de ser uma mistura versátil, ela é excelente para neutralizar cheiros, dar um reforço no brilho e tirar manchas. Siga o passo a passo:
- Misture os ingredientes. A solução vai borbulhar, mas isso é comum! Reserve-a por cinco minutinhos antes de aplicar.
- Aplique com pano úmido. Se preferir, pode usar um borrifador para aplicar a mistura no sofá. Passe o pano em toda a superfície, lado e cantos do sofá.
- Deixe secar naturalmente e, se achar necessário, aplique a mistura novamente.
- Neutralize cheiros. Se achar que o odor da mistura acabou marcando o tecido, aplique uma mistura de detergente neutro e água, para finalizar a limpeza.
- Por fim, passe um pano seco para ajudar no processo de secagem.
Como limpar sofá de couro e camurça
Sofás de couro e camurça podem parecer mais complexos para limpar, mas os cuidados são básicos: esses materiais não suportam ficar encharcados. Portanto, a regra do paninho úmido também vale para esse tipo de material. Se quiser investir em técnicas de lavagem a seco, essa modalidade também é excelente para couro e camurça!
- Junte detergente neutro e água (no máximo morna). Essa mistura é suficiente para limpar sofás de couro e camurça. Não utilize álcool ou alvejantes!
- Mergulhe o pano na água e torça bem antes de aplicar. Não pingue nem borrife a mistura no sofá.
- Se acreditar que precisa, repita o processo após a secagem. Mas lembre-se: não encharque! É fundamental deixar o tecido secar primeiro.
Como limpar sofá de veludo ou linho
Para limpar sofás de materiais mais delicados, vale investir em uma escovinha de dentes infantil, com cerdas flexíveis e suaves. A mistura de vinagre também entra em ação.
- Misture vinagre branco e água. A proporção é simples: 1 litro de água para 250ml de vinagre.
- Borrife a mistura sem excessos e somente na área que pretende esfregar.
- Esfregue com cautela e respeite o “sentido” das fibras do veludo ou linho. Se o tecido tiver aspecto circular, por exemplo, aplique com a escovinha em movimentos circulares.
- Deixe secar em local arejado. Quanto mais arejado for o ambiente, mais rápido o sofá vai secar. Não utilize secadores de cabelo para secar mais rápido, você pode acabar incorporando manchas no tecido.
As misturas aqui indicadas são seguras e testadas, mas, se preferir, faça um teste com cada uma delas em uma área menos aparente do sofá!
Qual a lavagem mais indicada para limpar sofá?
Ainda ficou com dúvidas sobre a lavagem do sofá e/ou sentiu alguma insegurança para aplicar as misturas indicadas nesse artigo? A dica é simples: use e abuse dos produtos específicos para limpeza de tecidos e sofás.
Outra recomendação é seguir o processo de lavagem indicado pelo fabricante do seu estofado, ou buscar empresas de higienização especializadas.
Ainda, se o seu sofá só permitir lavagem a seco, esses profissionais têm os produtos e ferramentas necessárias para não danificar o tecido.
Fonte: Cleanipedia (Veja também como fazer a limpeza de vidros com soluções práticas e econômicas).