Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Bondinho Pão de Açúcar prepara uma série composta por quatro vídeos voltados para ações sustentáveis que podem ser colocados em prática no dia pelo público. Os conteúdos serão publicados entre os dias 1 e 8 de junho, nas redes sociais oficiais do parque, e reforçam as iniciativas sustentáveis que a prática do atrativo turístico.
“A sustentabilidade está no DNA do Bondinho Pão de Açúcar. Desde a década de 57, já realizávamos o reflorestamento do Morro da Urca, com o objetivo de preservar a fauna e flora locais. Queremos, cada vez mais, ser exemplo de práticas sustentáveis em favor do Meio Ambiente ”, destaca Sandro Fernandes, CEO do Bondinho Pão de Açúcar.
A série abordará temas como compostagem em casa, importância da educação ambiental, dicas para ser lixo zero, e conservação dos oceanos. Para isso, os objetivos permitem a participação de grandes nomes ligados à sustentabilidade como Lucas Chiabi, do Ciclo Orgânico; o projeto de Educação Ambiental Moleque Mateiro; Rodrigo Oliveira, da Impacta, e Caio Salles, do Projeto Verde Mar.
O Bondinho Pão de Açúcar realiza importante trabalho em prol da sustentabilidade, como gestão de resíduos sólidos oriundos da visitação e conservação e recuperação (incluindo reflorestamento e controle de espécies exóticas invasoras da flora), em uma parceria público privada, da pista Claudio Coutinho e da Trilha do Morro da Urca, que formam o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (Mona), que completa 15 anos nesta semana.
O parque ainda desenvolvido o projeto educativo-socioambiental Educa Bondinho, que, desde 2015, já chamada mais 55 mil alunos e professores de escolas públicas e privadas, oferecendo a oportunidade de instituições e professores trabalharem um método educativo de vivência.
Além disso, outras iniciativas reforçam a presença da sustentabilidade no DNA do Bondinho Pão de Açúcar:
– O parque segue como políticas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – ODS;
– O Bondinho Pão de Açúcar vem trabalhando com a redução de suas condições de carbono, como por exemplo, fazendo a utilização das placas solares desde outubro de 2015. Com isso, de 2015 até o final de 2020, evitou a emissão de gases: 08 ton. de CO2; 80 kg de N2O, o que gera uma equivalência em reflorestamento de 4,8 há (hectares) de floresta ;
– O Bondinho Pão de Açúcar realiza uma compostagem de quase 85% dos resíduos gerados no parque. A média anual é de 48 toneladas de resíduo orgânico para compostagem;
– Compromisso com a reciclagem. Só em 2019, antes da pandemia, o parque totalizou 15 toneladas de material reciclado (plástico, alumínio, papel e vidro);
– No que se refere à energia, os teleféricos utilizam um sistema regenerativo, sendo movidos a energia elétrica e com baixa emissão de carbono. Além disso, tornam-se ecoeficientes ao fim do dia. Quando os visitantes estão indo embora e os bondes descem os mais pesados do que os que sobem, eles chegam a gerar energia.
SERVIÇO: SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Programação dos vídeos
/ 03 – Tema: Compostagem caseira, com Lucas Chiabi, do Ciclo Orgânico.
/ 05 – Tema: Educação Ambiental na prática, com o projeto Moleque Mateiro.
01 / 05 – Tema: Dicas para ser lixo zero, com Rodrigo Oliveira, da Impacta.
06 / 05 – Tema: A importância de cuidar dos oceanos, com Caio Salles, do Projeto Verde Mar.
Os conteúdos serão disponibilizados nas redes sociais oficiais do parque:
Instagram e Facebook: @bondinhopaodeacucar