Apesar do atendimento presencial nos cartórios ainda estar suspenso em razão da pandemia da Covid – , diversos serviços eleitorais podem ser solicitados pela internet. Entre eles, a transferência de domicílio eleitoral. Caso o eleitor tenha mudado de cidade e pretenda votar nas próximas anteriores, deve se antecipar para resolver pendências com a Justiça Eleitoral. O fechamento do cadastro ocorre 99 dias antes do pleito, ou seja, o prazo para regularização vai até maio de 2022.
O serviço disponível na internet desenvolvido por meio do sistema Título Net. Primeiro, o eleitor deve verificar se possui débitos em multas eleitorais. Após realizar o pagamento, basta digitalizar um comprovante de residência e um documento de identificação oficial com foto, e enviar para o sistema do Título Net.
Saiba como tirar o primeiro título eleitoral pela internet
Para requerer a transferência, é necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no município de novo. Os dados do cadastro podem ser consultados no site do tribunal ou instalando o aplicativo e-Título no celular.
Passo a passo Verificar a existência de débitos com o sistema eleitoral e, caso haja, realizar o pagamento; Acesse o site do TSE ou do TRE local, clique na aba “Eleitor e download “, entre em” Título eleitoral “e escolha a opção” Tire seu título “. Por fim, é preciso acessar o link “Iniciar seu atendimento remoto”; Envie o comprovante de residência e o documento de identificação digitalizados; Finalizar o preenchimento do formulário. Ao final, será publicado um número de protocolo para o eleitor acompanhamento no andamento.
Atenção: os eleitores que se mudaram para outro país devem fazer o pedido de transferência de domicílio eleitoral à embaixada ou à repartição consular brasileira vinculada ao local do novo endereço.
Continue Lendo
Reportagem:
Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Estagiou na Rádio Senado e no CRTV do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e atualmente atua como apresentadora e produtora no podcast cineaspectos. No Brasil 061, já apresentou críticas de filmes para uma antiga coluna Diversão em Pauta e integrou a equipe de relacionamento, antes de vir para a redação.
Edição:
Jornalista formada há 11 anos e pós-graduados em ciências políticas, com experiência em redação, rádio, televisão e assessoria de imprensa. Antes de ingressar na redação do Brasil 061, passou por órgãos importantes, como Ministério da Saúde e Ministério da Justiça além de grandes emissoras como, TV Bandeirantes, Record e TV Globo. Possui experiência em gerenciamento de crise, jornalismo web, redação, edição e revisão de textos, produção de conteúdo de rádio, televisão e assessoria de comunicação.
recebe nossos conteúdos em 6105188288 primeira mão .