20.7 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, novembro 25, 2024

Vídeo “olímpico” Haia 2022 pedindo tribunal para Bolsonaro viraliza nas redes

Rio de JaneiroVídeo "olímpico" Haia 2022 pedindo tribunal para Bolsonaro viraliza nas redes

No clima dos Jogos Olímpicos de Tóquio, cuja cerimônia de abertura aconteceu nesta sexta-feira (23), um vídeo com imagens de competições foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter. Nele, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) faz atividades físicas. Ao final, aparece na imagem a inscrição “Haia 2022” em referência ao Tribunal Internacional de Haia.

Leia mais: Olimpíada de Tóquio começa com manifestações antirracistas e luta contra covid; veja fotos

Ao longo de um minuto e meio de vídeo, o presidente é mostrado fazendo flexões de braço, andando a cavalo, usando um tripé de câmera como arma e agredindo a deputada Maria do Rosário (PT). O vídeo lembra de alguns “recordes” de Bolsonaro e do governo federal.

- Advertisement -

“Com Bolsonaro, a Amazônia perde quase 100 campos de futebol por hora. Um recorde. Com Bolsonaro, a invasão de territórios indígenas dobrou. Um recorde. Com Bolsonaro, o Brasil cruzou a marca de 500 mil mortes pela Covid-19. Um recorde. Bolsonaro é o primeiro brasileiro denunciado ao Tribunal de Haia”.

Leia também: Por que Bolsonaro está sendo acusado de cometer crimes contra a humanidade?

Bolsonaro foi denunciado ao Tribunal Internacional de Haia, na Holanda, pelo Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu) e pela Comissão Arns, em novembro de 2019, por graves violações contra o meio ambiente e os povos indígenas no Brasil.

O narrador do vídeo afirma que “é hora de submeter o atleta ao julgamento da História”, em alusão ao suposto histórico de atleta que o presidente já disse publicamente ter. A legenda final anuncia: “Vem aí Haia 2022. Morte não é esporte”.

Edição: Eduardo Miranda


Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles