Google lança novos recursos em Maps, Busca e Shopping

Diário Carioca

Em todo o mundo, incêndios florestais, inundações e outras condições meteorológicas extremas continuam a afetar nossa saúde, nossas economias e nosso futuro juntos no planeta. Precisamos de soluções urgentes e significativas para enfrentar esse desafio urgente. Por isso, no ano passado, o Google se comprometeu a operar seus data centers e campus com energia livre de carbono 24 horas por dia, 7 dias por semana, até 2030. Hoje, a empresa anunciou novos recursos de sustentabilidade em suas plataformas como Busca, Maps e Shopping para oferecer às pessoas opções sustentáveis na hora de se informar, se locomover pelas cidades, viajar ou fazer compras.  

“Em todos esses esforços, o objetivo do Google é tornar a escolha sustentável mais fácil no dia-a-dia. No nível individual, essas escolhas podem parecer pequenas, mas quando as pessoas têm as ferramentas para fazê-las em escala, elas significam grandes melhorias para toda a sociedade”, disse Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet no blog post publicado hoje pela companhia.

Parte da série de novos recursos e esforços lançados hoje na área de sustentabilidade, o Google anunciou também uma parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) para ajudar a criar rotas de trânsito mais eficientes usando Inteligência Artificial (IA) e otimizar o sistema de semáforos e cruzamentos da cidade. O objetivo é sugerir ações de melhoria no fluxo de trânsito municipal e, com isso, também promover a redução de emissões de carbono ao longo do tempo. Veja mais detalhes no press release em anexo

Liderado por engenheiros do Google, o projeto piloto tem como foco estudar e prever condições do tráfego e o tempo gasto nos cruzamentos nas cidades e, a partir desses dados de mobilidade, treinar modelos baseados em IA para melhorar e coordenar o fluxo de trânsito nas cidades.

Veja alguns dos principais anúncios de hoje: 

Viaje e faça compras de maneira mais sustentável

A partir de agora, a empresa vai trazer informações sobre emissões de carbono para o Google Voos.  As pessoas poderão conferir as emissões de carbono associadas por assento para cada voo consultado e encontrar rapidamente opções mais sustentáveis, de baixo carbono. 

Ao pesquisar hotéis, será possível também ver informações sobre os esforços de sustentabilidade de cada local, desde redução de resíduos e medidas de conservação de água até se eles são certificados por organizações especializadas e independentes, como a Green Key ou EarthCheck .

Na hora de fazer compras e pesquisar na área de Shopping, as pessoas também começarão a ver sugestões mais sustentáveis para produtos que consomem muita energia, como fornos, lava-louças ou aquecedores de água. Esse recurso ainda não tem previsão para o Brasil. 

Para se locomover de maneira mais sustentável

A partir de hoje para buscas feitas nos EUA e, em breve, em outros países, o Google Maps permitirá que as pessoas escolham a rota com as menores emissões de carbono, se ainda não for a mais rápida. É estimado que isso possa economizar mais de um milhão de toneladas de emissões de carbono por ano – o equivalente a remover mais de 200.000 carros das estradas – e economizar dinheiro ao reduzir o consumo de combustível. 

Na Busca, será mais fácil ver as opções de veículos híbridos e elétricos, compará-los com os modelos movidos a gás e encontrar descontos para que você saiba o verdadeiro custo antes de comprar. Esses recursos começarão a ser lançados nos EUA neste ano, e mais em 2022.

Obviamente, a escolha mais sustentável nem sempre envolve um carro. É por isso que estamos introduzindo um novo tipo navegação para ciclistas no Maps e tornando mais simples encontrar bicicletas em mais de 300 cidades ao redor do mundo. Na nova navegação, os ciclistas poderão ver rapidamente detalhes importantes sobre sua rota sem a necessidade de manter a tela ligada ou entrar na navegação passo a passo. Assim, ele  poderá acompanhar o andamento da viagem, ver a atualização da sua rota em tempo real e até saber se há alguma elevação no caminho num piscar de olhos. Ela será implementada em todos os locais que já tem rota de navegação para bicicletas, no Android e iOS nos próximos meses, incluindo o Brasil.

O Google também anunciou a expansão do serviço de informação sobre estações de bicicletas compartilhadas no Maps para mais 300 cidades pelo mundo. No ano passado, o serviço entrou no ar em São Paulo, Rio de Janeiro e, agora em 2021, em Recife. A ideia é ajudar usuários de mais cidades ao redor do planeta onde esse recurso está disponível a encontrar estações e saber quantas bicicletas estão livres naquele momento

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca