Londres, 26 out (EFE).- A rainha Elizabeth II, de 95 anos, suspendeu nesta terça-feira a sua presença na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que começará neste fim de semana em Glasgow, na Escócia, após seus médicos recomendarem repouso, anunciou o Palácio de Buckingham neste terça-feira.
A monarca britânica “decidiu com pesar que não viajará para Glasgow” na próxima segunda-feira, como havia previsto, para presidir a cerimônia de recepção dos líderes mundiais convocada para a cúpula sobre o clima, disse um porta-voz da residência oficial em comunicado.
“Sua Majestade está desapontada por não poder comparecer à recepção”, disse o Palácio, que informou que a rainha enviará uma mensagem aos líderes e representantes na COP26 em discurso vídeo gravado.
Elizabeth II foi internada na quarta-feira passada para ser submetida a “exames preliminares” por problemas de saúde que não detalhados.
O conselho médico para manter repouso já a obrigou a cancelar uma visita planejada à Irlanda do Norte. Desde então, ela tem se limitado a “tarefas leves” no Castelo de Windsor, no centro da Inglaterra.
Esta manhã foi a primeira ocasião nos últimos sete dias em que a monarca voltou virtualmente a realizar reuniões de casa.
Na semana passada, Elizabeth II foi examinada por especialistas no hospital privado King Edward VII, no centro de Londres, o mesmo onde o seu marido, Philip, foi internado antes de morrer em abril, aos 99 anos. Depois da liberação, a porta-voz disse que a rainha estava “bem” e de “bom humor”. EFE