Ministra alerta sobre aumento no contágio da covid-19 em Portugal

Diário Carioca

Lisboa, 28 out (EFE).- A ministra da Saúde de Portugal, Marta Temido, informou nesta quinta-feira que a incidência acumulada da covid-19 no país subiu dez pontos e chegou a 94 casos para casa 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

“A situação se agravou na última semana”, informou a integrante do governo, em entrevista coletiva em que anunciou ainda a prorrogação do estado de emergência nacional até 30 de novembro.

Ainda segundo Temido, o índice Rt, que indica quantas pessoas podem infectar outras em um grupo de 100, foi de 1,08 no território português na última semana.

Hoje, houve reunião do Conselho de Ministros, em que foi definida a extensão do período de emergência e, logo depois, a titular da pasta da Saúde fez um apelo para que a população siga respeitando as medidas restritivas e de proteção em vigor.

“Segue havendo risco”, alertou Temido, em momento que Portugal tem 85,9% da população com esquema completo de vacinação contra a covid-19.

Na semana passada, inclusive, já começou a ser aplicada no país a terceira dose de imunizantes em pessoas com mais de 65 anos de idade.

Portugal registrou desde o início da pandemia 1.087.245 casos de infecção pelo novo coronavírus e 18.144 mortes por covid-19. EFE

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca