Uruguai oficializa com decreto reabertura de fronteiras em novembro

Diário Carioca

Montevidéu, 28 out (EFE).- O governo do Uruguai emitiu nesta quinta-feira o decreto que oficializa a partir de 1º de novembro a reabertura de fronteiras para os estrangeiros vacinados, quase 20 meses após o fechamento devido à emergência sanitária declarada por conta da pandemia de covid-19.

Como pode ser visto nesta quinta-feira no site da Presidência do Uruguai, o governo autoriza a entrada de qualquer estrangeiro que possa provar “ter recebido a dose única ou duas doses” nos últimos nove meses antes da entrada e passados 14 dias desde a última aplicação.

Também permite a entrada a estrangeiros que tenham contraído a doença nos 90 dias anteriores à chegada ao Uruguai, e crianças menores de 18 anos, que não serão obrigadas a ter o ciclo vacinal.

Juntamente com este requisito, aqueles que desejam viajar para o Uruguai a partir da próxima segunda-feira deverão apresentar, com uma declaração juramentada a ser enviada online, um resultado negativo do teste PCR feito nas 72 horas anteriores à chegada ao país, do qual apenas as crianças com menos de 6 anos de idade estarão isentas.

O decreto elimina a quarentena obrigatória ao chegar ao país, uma vez que, como o texto explica, “levando em conta a situação sanitária atual, entende-se que não é necessário” que aqueles que estão imunizados contra a covid-19 ou menores cumpram “as medidas de isolamento social preventivo obrigatório”.

No entanto, após sete dias de estada no Uruguai, os visitantes estrangeiros terão de repetir um teste de PCR, que deverá ser negativo para continuar tendo livre circulação.

Desde 1º de setembro, o Uruguai já permitiu a entrada a estrangeiros que possuam bens no país, além de uruguaios, residentes e estrangeiros com autorizações excepcionais por razões econômicas, laborais, diplomáticas ou pessoais (como o reagrupamento familiar).

Desde 13 de março de 2020, quando a emergência sanitária foi declarada devido à confirmação dos primeiros quatro casos, o Uruguai totaliza 393.139 casos, dos quais 1.993 estão atualmente ativos, e 6.076 resultaram em morte.

Até esta quinta-feira, 2.618.437 pessoas (73,90% da população) concluíram o ciclo vacinal de Sinovac, AstraZeneca ou Pfizer. Além disso, 141.339 pessoas receberam apenas a primeira dose, enquanto 1.215.368 receberam uma terceira dose de reforço. EFE

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca