Santo Domingo, 28 out (EFE).- O ministros da Saúde da Ibero-América pediram nesta quinta-feira para que a comunidade internacional promova acesso universal e equitativo às vacinas para que as consequências da covid-19 sejam superadas.
Os participantes realizaram nesta quinta-feira a XVI Conferência Ibero-Americana de ministros da Saúde, coordenada pela República Dominicana, que ocupa a secretaria temporária da Conferência Ibero-Americana.
Na declaração final, os ministros concordaram em promover “acesso, distribuição oportuna e equitativa” de vacinas seguras e eficazes no âmbito dos esforços promovidos, sejam por acordos bilaterais, sejam pelo consórcio Covax, da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o qual 190 países estão comprometidos.
Também foi pedido o fomento de iniciativas multilaterais e nacionais realizadas no Brasil, México, Argentina, Cuba e Chile para pesquisa, desenvolvimento, produção, embalagem e distribuição de vacinas.
Os ministros pediram para que os Estados e organizações internacionais analisem e reduzam ao mínimo “o alcance das medidas coercitivas unilaterais que impedem a capacidade dos Estados de combater a pandemia de modo eficaz e de assegurar a proteção eficiente das suas populações”. EFE