Centro Oscar Niemeyer celebrará Bicentenário da Independência com exposição

Diário Carioca

Avilés (Espanha), 29 out (EFE).- O Centro Oscar Niemeyer, localizado na cidade de Avilés, na Espanha, celebrará no ano que vem o bicentenário da independência do Brasil, com uma exposição sobre a obra dos artistas do país europeu que foram premiados em diferentes edições da Bienal de São Paulo.

O evento será realizado com o apoio da Embaixada do país na Espanha, com o objetivo de reunir a obra dos artistas que, desde os anos 1950, foram premiados na Bienal de São Paulo e ficaram no Brasil, se tornando desconhecidas do público espanhol.

Segundo Carlos Cuadros, diretor do Centro Oscar Niemeyer, o projeto terá início em Avilés, para depois se tornar itinerário, passando por diversos espaços culturais da Espanha.

A exposição foi anunciada pelo embaixador do Brasil no país europeu, Pompeu Andreucci Neto, durante visita ao Centro Oscar Niemeyer, classificado por Cuadros como “a porta de entrada da cultura brasileira na Europa”.

O diplomata faz viagem de três dias pela região espanhola das Astúrias, onde realiza atividades empresariais e culturais. No período, Andreucci Neto conferiu uma exposição da obra de Joan Ponç, instalada na cúpula do Centro Oscar Niemeyer.

O embaixador lembrou que o artista espanhol tem muita inspiração vinda do Brasil, onde viveu por quase uma década e onde produziu uma obra que considera “única”.

Em encontro com Cuadros, Andreucci Neto falou sobre a intenção de promover um projeto para reunir a obra de Ponç, que está dispersa, através do apoio de empresários brasileiros.

“Nos preocupa a manutenção da integridade das obras, que não podem ficar em uma garagem, em uma casa ou em um porão. Têm que estar preservadas em um museu, como o Reina Sofia”, disse o embaixador, em referência ao centro de arte localizado em Madri. EFE

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca