Glasgow (R.Unido), 3 nov (EFE).- A ambientalista sueca Greta Thunberg disse no Twitter nesta quarta-feira que irá “neutralizar” sua linguagem após ter sido filmada na última segunda entoando insultos durante um protesto na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, na Escócia.
“Tenho o prazer de anunciar que decidi adotar ‘tolerância zero’ sobre palavrões e linguagem chula. Se eu disser algo inapropriado, prometo compensar dizendo algo simpático”, brincou ela em sua conta oficial na rede social, referindo-se à meta global de alcançar uma emissão líquida zero de carbono até 2050 para travar as mudanças climáticas.
A ativista de 18 anos está em Glasgow para liderar manifestações e pressionar líderes políticos a tomar medidas concretas para limitar o aquecimento global a 1,5 grau neste século, conforme estabelecido no Acordo de Paris de 2015.
Na última segunda-feira, Greta Thunberg fez um discurso para ativistas nas margens do Rio Clyde, próximo à sede da COP26, no qual disse que a verdadeira liderança na luta ambiental estava “fora” e não dentro do local.
Posteriormente, foi divulgado um vídeo no qual ela aparecia com outros colegas gritando a mensagem “você pode colocar sua crise climática no c…”. EFE