Caracas, 4 nov (EFE).- Especulado nas últimas semanas por diversos portais esportivos como possível reforço de times brasileiros, entre eles o Santos, clube que defendeu de 2019 até abril deste ano, o meia-atacante Yeferson Soteldo, que está lesionado, ficou fora da convocação da Venezuela para as partidas contra Equador e Peru pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.
Os duelos serão disputados nos próximos dias 11, em Quito, e 16, em Caracas, respectivamente. A Venezuela é a lanterna da tabela de classificação, com apenas sete pontos em 12 jogos e tem remotas chances de se classificar para o Mundial do Catar.
A Federação Venezuelana de Futebol (FVF) anunciou nesta quinta-feira a lista, que conta com 26 jogadores, entre eles o meia Jefferson Savarino, do Atlético-MG, e o atacante Jan Hurtado, do Bragantino.
Atualmente, Soteldo defende o Toronto FC, do Canadá e que disputa a MLS, principal liga de futebol dos Estados Unidos. Ele não atua desde 20 de outubro, quando o time foi derrotado pelo Inter Miami por 3 a 0. Na ocasião, sofreu uma lesão na coxa, e ficou de fora das três partidas seguintes pela competição americana e também da semifinal do Campeonato Canadense, disputada ontem, na qual o time bateu o Pacific Football Club por 2 a 1.
Segundo o técnico da equipe canadense, Javier Pérez, o meia-atacante venezuelano está em fase de recuperação, e não há previsão de retorno imediato aos gramados. Soteldo inclusive pode perder os dois compromissos restantes do time na atual temporada: o último jogo pela fase regular da MLS, contra o DC United, no domingo, e a decisão do Campeonato Canadense, contra o Montreal, com data a ser definida.
Apesar das especulações e do próprio desejo de Soteldo de retornar ao Santos, manifestado recentemente em uma live com o jovem atacante Angelo, o presidente do clube, Andres Rueda, disse em entrevista ao jornal “A Tribuna” que o baixinho não deve voltar ao Peixe no ano que vem.
“Na parte futebolística, não tenho dúvida de que é um excelente jogador. Mas, na financeira, o clube não tem condições de trazer esse jogador”, afirmou o dirigente.
No Twitter, a FVF anunciou que a seleção ‘vinotinto’ será treinada nas duas partidas pelas Eliminatórias por Leonardo González, que assumiu o comando interinamente após a renúncia do treinador português José Peseiro, que não recebia salários há mais de um ano.
Confira a lista de convocados:.
Goleiros: Wuilker Faríñez (Lens/FRA), Joel Graterol (América de Cali/COL) e Rafael Romo (Oud-Heverlee Leuven/BEL).
Defensores: Roberto Rosales (AEK Larnaca/CHP), Ronald Hernández (Atlanta United/EUA), Jefre Vargas (Metropolitanos), Yordan Osorio (Parma/ITA), Adrián Martínez (Deportivo La Guaira), Christian Makoun (Inter Miami/EUA), Nahuel Ferraresi (Estoril/POR), Daniel Carrillo (KuPS/FIN) e Óscar Gonzalez (Monagas SC).
Meias: Tomás Rincón (Torino/ITA), José Martínez (Philadelphia Union/EUA), Junior Moreno (DC United/EUA), Cristian Cásseres Jr (New York Red Bulls/EUA), Edson Castillo (Caracas FC), Darwin Machís (Granada/ESP), Eduard Bello (Club de Deportes Antofagasta/CHI), Jefferson Savarino (Atlético-MG/BRA) e Luis González (Junior Barranquilla/COL).
Atacantes: Brayan Hurtado (Cobresal/CHI), Eric Ramírez (Dínamo de Kiev/UCR), Jan Hurtado (Red Bull Bragantino/BRA), Fernando Aristeguieta (Puebla/MEX) e Salomón Rondón (Everton/ING). EFE