Lima, 4 nov (EFE).- O presidente do Peru, Pedro Castillo, agradeceu pela cooperação da China, no 50º aniversário das relações diplomáticas bilaterais, e pelo fortalecimento dos vínculos econômicos que a tornaram o maior parceiro comercial do país sul-americano.
“Em 2 de novembro de 1971, iniciamos oficialmente este processo de consolidação da nossa relação bilateral, mas os profundos laços que unem Peru e China estão enraizados ao longo da nossa história com a presença de cidadãos chineses em nosso país e vice-versa”, publicou o mandatário em redes sociais.
O chefe de Estado ressaltou que a China se tornou “o maior sócio comercial do Peru e um dos principais investidores”, laços que se fortaleceram desde que as relações bilaterais foram elevadas a uma Associação Estratégica Integral em 2013.
Castillo destacou o “papel de protagonismo” da China no combate à pandemia de covid-19 impulsionado por “valores de solidariedade e cooperação”, sendo um dos maiores produtores de vacinas em nível mundial.
O Peru foi local de testes com voluntários da vacina da Sinopharm, cujas doses estão entre as mais aplicadas no país, ao lado dos imunizantes de Pfizer e AstraZeneca.
“A China se juntou aos nossos esforços para enfrentar a pandemia”, ressaltou Castillo, após o Peru totalizar mais de 200 mil mortos e dois milhões de contágios. EFE