Montevideo, 9 nov (EFE).- Os serviços de gastronomia e hotelaria de Montevidéu devem faturar cerca de US$ 20 milhões durante o período de disputa das finais da Taça Libertadores masculina e feminina e da Sul-Americana.
A previsão foi explicada à Agência Efe pela chefe do governo local, Carolina Cosse, em conversa na qual ressaltou a importância dos três eventos que serão realizados entre 20 e 27 de novembro na capital uruguaia.
“É um alívio para muita gente e também um ar de esperança para seguir andando”, disse a governante, que argumentou que isto dará “um alívio” a muitos setores que foram duramente atingidos pela pandemia de covid-19.
Com 11 dias para o primeiro dos três jogos, Cosse assegurou que Montevidéu “está preparada” e que terá operações especiais de limpeza e mobilidade.
Ela enfatizou que o poder público fará uma “forte aposta” na promoção dos espaços gastronômicos. Neste sentido, frisou que os hotéis terão placas com códigos QR para que os visitantes possam acessar informações sobre a cidade a partir dos seus smartphones.
“Vamos ter estações de jogos em espaços públicos muito bonitos em Montevidéu para que as pessoas possam tocar, vamos ter muita cultura, espectáculos ao ar livre, e também os nossos teatros. Vamos ter um esquema completo tentando dar o melhor de nós porque Montevidéu é amiga do futebol e temos a certeza que tudo vai correr muito bem”, acrescentou.
Por outro lado, tendo em conta que 25 de Novembro é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, Cosse detalhou que em todos os postos onde o governo está presente haverá material informativo sobre o assunto.
Do mesmo modo, os guardas e os cuidadores de veículos receberão capacitação para que possam estar atentos a situações deste tipo que possam surgir.
Cosse afirmou que esta será “uma grande oportunidade” não só para o que a semana implicará, mas também para os planos futuros que as pessoas que vão pela primeira vez a Montevideo para as finais possam ter.
Em 20 de novembro, Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino disputarão a final da Copa Sul-Americana no Estádio Centenário. Uma semana depois, Palmeiras e Flamengo decidirão a final da Taça Libertadores no mesmo local.
A final feminina da Libertadores, cujas equipes ainda não foram definidas, será disputada em 21 de novembro, no Gran Parque Central. EFE