Redação Central, 13 nov (EFE).- O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, foi desclassificado neste sábado da pré-qualificação do Grande Prêmio de São Paulo, com isso, largará em último na ‘sprint race’ que definirá logo mais o grid de largada da prova de amanhã no Autódromo de Interlagos.
O sete vezes campeão mundial, vice-líder da atual temporada, atrás do holandês Max Verstappen, da Red Bull, acabou punido devido a uma infração técnica relacionada com o sistema DRS, de acordo com informações divulgadas pela organização do Campeonato Mundial de Fórmula 1.
Hamilton, na visão dos fiscais de prova, se beneficiou de forma irregular do sistema DRS, ao cravar ontem o melhor tempo do terceiro segundo treino livre, que definia a ordem de largada para a ‘sprint race’, prova reduzida, de 100 quilômetros, que será disputada hoje.
Com a punição do britânico, Verstappen herdou a primeira colocação no grid da prova de logo mais, seguido pelo finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, e pelo mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, que fecha o ‘top-3’.
Segundo o delegado-técnico da FIA, Jo Bauer, alertou ontem, a amplitude do DRS da Mercedes de Hamilton excedia o limite estabelecido, que é de 85 milímetros, segundo o artigo 3.6.3 do regulamento da Fórmula 1.
O britânico já havia perdido anteriormente cinco posições no grid de largada da prova de domingo, por causa de troca em peças de motor do carro que guia. EFE