Qual a melhor forma de iniciar um trabalho de alfabetização

Diário Carioca

Para iniciar a primeira semana na sala de aula, antes mesmo das atividades de alfabetização,  dedica-se um momento ao conhecimento uns dos outros.

O professor precisa conhecer os alunos que por sua vez precisam conhecer o professor,  receba os alunos na porta com um sorriso e com muito carinho.

Uma ideia interessante é fazer crachás para as crianças com os nomes, isso também vai ajudar no reconhecimento do nome do colega entre as crianças desde o começo.

Ficou interessada nesse assunto? Continue conosco e aproveite todas as dicas incríveis que constam aqui.

Início da alfabetização com atividade e dicas interessantes

Uma brincadeira chamada “quem é a professora” pode ser aplicada com os alunos, eles podem cada um fazer uma pergunta para o professor.

Pergunta: Você é casada? Você tem filhos? Você tem animal de estimação? Qual sua cor favorita?

Isso vai favorecer uma proximidade entre as crianças e os professores, eles irão achar que conhecem mais aquela pessoa que estará ali com eles todos os dias.

E assim surge então o momento para ressaltar com os alunos as regras da sala, falando sobre combinados ou acordos.

É importante realizar isso no primeiro ou no segundo dia de aula, antes de iniciar as atividades de alfabetização.

Sendo assim, escreva em uma cartolina com as crianças as regras, e coloque na parede, porque com as regras fixadas será possível que releiam com os alunos todos os dias.

Estabeleça também com eles o momento da leitura diária, porque o professor precisa ser um modelo de leitura para o aluno, sendo que a leitura é uma das atividades de alfabetização.

Uma das atividades da educação infantil é a leitura que vai mostrar para as crianças que ler todos os dias é importante para o desenvolvimento, além de se tornar um hábito.

Portanto, ter uma caixa com livros e gibis é interessante, e todos os dias fazer a leitura de um dos livros para as crianças e após a leitura disponibilizar a caixa para elas.

Claro que a criança ainda não sabe ler, mas ela gosta de ver as ilustrações, ela passa o dedinho sobre as letras, ela finge que está lendo.

Com essa atividade de alfabetização será o momento de leitura que irá trazer  a criança mais próxima  com a escrita, como se fosse uma atividade com sílabas.

A consciência fonológica das crianças é uma habilidade que precisa se desenvolver no primeiro ano do ensino fundamental.

Atividades de alfabetização e o seu plano de ação

É necessário ter um plano de ação como, por exemplo, colocar na lousa as atividades que foram realizadas para que as crianças relembrem, e seja lido com eles cada ponto.

É muito importante relembrar o que fizeram no dia anterior, esse seria um momento para fixação.

Uma opção bem divertida e interessante é fazer um mural com uma foto só com o rostinho deles, então monte um painel com o nome e a foto de cada um.

Em outras palavras, eles adoraram isso porque é muito difícil para eles distinguirem o nome um do outro, então se a foto estiver ali eles conseguem se relacionar melhor.

Conversar com as crianças sobre a importância de aprender a ler e escrever, é importante e  no final dessa conversa eles entenderão que dominar a escrita é  ter autonomia do alfabeto.

Pode-se aplicar para eles uma atividade com sílabas, para que entendam que   a escrita representa os sons da nossa fala, e que nós usamos as letras para poder escrever o que estamos falando.

Usando a apostila da educação infantil para assimilar que as letras têm um nome, e elas tem um som.

Sendo assim, ao longo do ano na sala, eles precisam aprender tudo isso para começar a escrever.

alfabetização
Qual a melhor forma de iniciar um trabalho de alfabetização

Atividades de alfabetização e a escrita

A aprendizagem da escrita não é tão fácil, existem muitas letras para aprender, então podem ser utilizados alguns recursos para fazer a aprendizagem ser mais rápida, mais eficaz e também divertida.

Nessa atividade com sílabas, pode ser trabalhado a sílaba com a imagem de algum animal, para que elas assimilem as consoantes e aos pouquinhos os alunos irão memorizando.

E esses são alguns exemplos disponíveis, que podem ser usados através de uma atividade com sílabas para que as crianças acabem memorizando muito mais rápido.

Como por exemplo:

  • a letra “f” faz o som de um gatinho bravo;
  •  a letra “m” pode pensar que tem uma pessoa meditando;
  •  letra “r” pode ser representado por um cachorro bravo;
  •  a letra “z” faz o som da abelhinha voando.

Essas letras juntamente com as vogais é que ajudam oferecendo um repertório muito grande para as crianças começarem a escrever.

Releia os combinados, faça com eles uma avaliação diagnóstica, para saber o que os seus alunos já sabem sobre escrita.

Falar sobre os nomes das letras constantemente e fazer uma apresentação do alfabeto para as crianças, é com certeza um dos assuntos abordados durante o início da alfabetização.

Aproveitar o início da alfabetização com as atividades do primeiro ano, por exemplo, é uma ótima oportunidade para fazer a fixação do alfabeto e dos primeiros números.

Assim, uma forma muito interessante de fazer isso é usar os jogos interativos que chamam atenção do aluno para essas atividades.

Os profissionais  pedagógicos devem aproveitar cada oportunidade e ajudar o aluno a assimilar  todo o conteúdo  trabalhado durante o ano.

Conclusão

Utilizando as atividades com sílabas e a apostila de educação infantil será possível fazer uma avaliação diagnóstica para saber sobre o conhecimento prévio dos alunos.

Iniciar com palavras pequenas, que serão mais fáceis de serem escritas e lidas por eles.

É importante deixar que os alunos escrevam com as suas próprias letras, ou seja, com eles não sabem usar todas as letras, irão escrever do jeito que sabem.

É com a repetição que eles irão assimilar as letras formando palavras, e não esqueçam novamente do momento da leitura.

E aqui fica o convite para retornar e ler o nosso post e colher informações que agregam valor para a educação e a alfabetização dos seus alunos.

Até mais.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca