O Botafogo, que vive momento de transição para um novo modelo de gestão, a SAF (Sociedade Anônima de Futebol), comunicou que Enderson Moreira não é mais o treinador da equipe. Junto ao profissional, também encerram o ciclo no Clube os auxiliares Luis Fernando Flores e Ailton Serafim, além do Preparador Físico Edy Carlos Soares.
No Alvinegro desde julho de 2021, Enderson Moreira conduziu o Botafogo de volta à elite do futebol nacional e sagrou-se campeão da Série B com a maior recuperação da história da competição e aproveitamento de 73%. Enderson comandou o Alvinegro em 31 jogos, sendo 20 vitórias, 7 empates e 4 derrotas.
O Clube agradeceu em comunicado ao profissional e sua comissão por sua contribuição na reconstrução do Botafogo, desejando sucesso em seus futuros projetos.
Botafogo troca diretor de futebol e busca a contratação de técnico português pretendido pelo Corinthians
Além de anunciar a saída de Enderson Moreira, o Alvinegro também fez mudanças na direção do departamento de futebol e contratou André Mazzuco, com passagens por Vasco, Cruzeiro e Santos.
Na noite desta quinta-feira (10), John Textor anunciou a contratação de André Mazzuco para exercer a função de Diretor Executivo de Futebol e desenvolver o planejamento estratégico da área para os próximos anos. Eduardo Freeland foi convidado a liderar um projeto diretamente com Textor visando a formação e desenvolvimento de novos talentos em esfera global.
Em suas redes sociais, John Textor comunicou: “Bem-vindo ao Botafogo. André Mazzuco (com passagens por Santos, Cruzeiro, Vasco e Paraná) é novo Diretor Executivo de Futebol. Ele chega acompanhado por Alessandro Brito (com passagem pelo Atlético-MG), na função de Head Scouting, Inteligência e Análise. Dois grandes profissionais. Vamos ao trabalho!”
“Tenho o prazer de anunciar: Eduardo Freeland aceitou um novo cargo na Gerência Sênior, trabalhando diretamente comigo para desenvolver as instalações de última geração para o Botafogo. Ele se juntará a mim em Londres, na próxima semana, juntamente com o Presidente Ducersio Melo, para iniciarmos este projeto Glorioso”.
Curitibano de 42 anos, Mazzuco inicia suas atividades nesta sexta (11). Com passagens por Santos, Cruzeiro, Vasco e Paraná, o executivo chega acompanhado de Alessandro Brito, que assumirá o cargo de Head Scouting, Inteligência e Análise. Brito estava no Atlético-MG e atuava como gerente da área de scout do clube mineiro, sendo responsável pelo departamento de negócios, mercado, captação, desempenho e analytics.
“Agradeço a oportunidade para iniciar esse grande desafio de representar essa instituição gigantesca em um projeto modelo no futebol brasileiro. O Botafogo está se reposicionando no mercado do futebol. Sob a liderança do Textor e do Jorge Braga, estou muito entusiasmado para iniciarmos este novo projeto no Clube e recolocarmos o Botafogo em um nível do tamanho de sua grandeza”, destacou André Mazzuco.
Entre os primeiros desafios de Mazzuco está encontrar um novo comandante para o Botafogo, que sonha com o técnico português Luís Castro. Também na mira do Corinthians, o técnico tem contrato longo com o Al-Duhail, do Qatar, que promete endurecer uma liberação.
Segundo o “Canal do Nicola”, o clube só aceita romper o vínculo mediante o pagamento da multa rescisória de US$ 2 milhões (R$ 10,5 milhões).
Eduardo Freeland
Na função que lhe foi apresentada, Eduardo Freeland será o responsável por estruturar e desenvolver um projeto de alto nível para as categorias de base, integrando o desenvolvimento profissional dos atletas com a valorização dos estudos. O Botafogo SAF é privilegiado por contar com o apoio de um grande e diversificado grupo de ilustres torcedores, alguns dos quais manifestam uma enorme paixão em apoiar os planos do Botafogo para o desenvolvimento educacional e profissional da juventude brasileira.
Freeland será o principal responsável por esse projeto, trabalhando em estreita colaboração com o principal acionista do Botafogo, John Textor, para engajar e organizar as relações estratégicas do Clube nesse momento de grande importância.
Eduardo Freeland deixará a função de Diretor de Futebol e auxiliará no processo de transição nos próximos dias. Na sequência, viajará com John Textor e o Presidente Durcesio Mello para a Europa, onde visitarão instalações de Centros de Treinamento de base de alto nível.