A Polícia Militar usou parte do efetivo de unidades operacionais e especiais e mobilizou 210 agentes para atuar em ações de apoio e patrulhamento no município de Petrópolis, na Região Serrana. Para auxiliar equipes de Defesa Civil, o Comando de Operações Especiais (COE) disponibilizou cinco veículos pesados para serem empregados em trabalhos de reboque, desobstrução de vias e remoção de barreiras.
Além dos policiais do 26º BPM (Petrópolis), que desde a tarde de terça-feira (15/02) trabalham em regime de mutirão, o comando da corporação mobilizou militares de batalhões da Região Metropolitana, de municípios mais próximos do interior e de unidades de operações especiais e de policiamento especializado.
O Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) está atuando com 55 PMs capacitados para ações operacionais especiais, empregando uma Unidade de Controle de Distúrbios (UDC) e quatro equipes do Getem – Grupamento Especial Tático em Motopatrulhamento.
O Comando de Policiamento Ambiental (CPAm) enviou 30 policiais habilitados em orientação em áreas de mata, além de uma equipe de motonáutica.
Todos os batalhões da corporação montaram bases para recebimento de água mineral e produtos de higiene pessoal para atender os desabrigados em Petrópolis. A logística para o transporte dos donativos ficará a cargo das unidades.
A Diretoria de Assistência Social (DAS) da PM montará a partir desta quinta-feira, dia 17, uma base para atender policiais militares e familiares que residem na região e que tenham sido atingidos pela tragédia.