As fortes chuvas que atingiram a região serrana, sobretudo a cidade de Petrópolis, acenderam o alerta para o risco de alagamentos e inundações nas cidades e municípios no Rio. Na capital, alguns bairros possuem histórico de alagamentos durante as fortes chuvas, como é o caso da Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio.
Na última quarta feira, 16/02, a pedido do vereador Márcio Ribeiro, que foi subprefeito da Grande Tijuca nos anos de 2015 e 2016, os secretários municipais Eduardo Cavalieri, Meio Ambiente, Guilherme Schleder, Esportes e Lazer e o subprefeito da região, Wagner Coe, anunciaram o início de obras de revitalização em três praças da Tijuca que possuem reservatórios de água, os chamados “piscinões”. As obras estão previstas para começar na primeira semana de março.
Além da revitalização da praça e dos espaços em que ficam a área de lazer, com aparelhos de ginástica, brinquedos infantis e academia terceira idade, o secretário de esportes anunciou a colocação de projetos esportivos nas três praças:
“Estamos nos empenhando bastante para revitalizar e levar projetos esportivos à diversos espaços da cidade e aqui não poderia ser diferente. Com pé no chão e as contas em dia, tenho certeza que o pessoal da Grande Tijuca vai poder usufruir com qualidade e segurança das praças”, disse o secretário Guilherme Schleder.
O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Cavalieri, reiterou que essas manutenções nos reservatórios são frequentes:
“Essas visitas de fiscalizações, para verificarmos a condição dos sistemas de retenção e armazenamento de água pluviais, já está sendo feito desde o início da nossa gestão e ele continuará”, disse o secretário.
Para o vereador Márcio Ribeiro, essas são ações importantes para a área da Tijuca e que só beneficiam os moradores e a cidade:
“Esses espaços são muito utilizados por moradores, são marcas dos bairros. Vamos trabalhar muito para trazer novamente o espaço em condições para uma melhor utilização da população. Fiquei muito feliz em participar do anúncio da revitalização e da implementação de projetos esportivos aqui e, o mais bacana de tudo isso, foi que participei como subprefeito ds Grande Tijuca, da , inaugurar os reservatórios de controle de enchentes e as praças todas reformuladas em 2015 e 2016, ao lado do Prefeito Eduardo Paes e do secretário Pedro Paulo. A Tijuca merece”, concluiu o parlamentar.
Os conhecidos “piscinões” ficam nas praças da Bandeira (capacidade de 18 milhões de litros); Niterói (três que reservam juntos 58 milhões de litros) e na Varnhagen (capacidade de 43 milhões de litros). Juntos, os três piscinões possuem capacidade para 119 milhões de litros de água e foram fundamentais para conter as histórias e não das ações que causam transtorno não só os moradores da região mas como todos circulam pela área.