20.8 C
Rio de Janeiro
domingo, novembro 24, 2024

Creche Raízes do Salgueiro, na Tijuca, é reaberta

EducaçãoCreche Raízes do Salgueiro, na Tijuca, é reaberta

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, reinaugurou, na manhã desta terça-feira (22/2), a Creche Municipal Raízes do Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte da cidade.

O espaço, que passou por uma revitalização, conta agora com novos brinquedos no parquinho, cobertura do pátio externo e uma brinquedoteca. A unidade atende a 125 crianças, do berçário até os três anos.

– Esta é uma creche muito importante para toda a comunidade do Morro do Salgueiro. No ano passado, identificamos diversos desafios de infraestrutura aqui na unidade e começamos um processo de investimento muito forte. Agora, é muito especial ter de volta este equipamento, para os responsáveis e para as 125 crianças – disse o secretário Renan Ferreirinha, ressaltando que a meta é chegar a 2024 com um total de 22 mil novas vagas abertas nas creches.

As obras duraram quatro meses e foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Geo-Rio e Rio-Urbe. Os órgãos fizeram a recuperação do muro de contenção e do muro lateral, além de troca de telhas, pintura externa e interna, reorganização do pátio interno e troca de luminárias.

- Advertisement -

A Secretaria Municipal de Educação trabalha para ampliar o atendimento nas creches da cidade. Desde o ano passado, já foram abertas mais de oito mil novas vagas, aumentando a capacidade de atendimento para 92 mil crianças. Muitas dessas vagas abertas vieram de novas parcerias.

A creche ganhou brinquedos novos no lado de fora e uma brinquedoteca no pátio interno – Beth Santos/Prefeitura do Rio
A creche ganhou brinquedos novos no lado de fora e uma brinquedoteca no pátio interno – Beth Santos/Prefeitura do Rio

Mães e responsáveis elogiam iniciativa da Prefeitura

Moradora do Morro do Salgueiro há 25 anos, a professora Fabiane de Oliveira Canuto é quem leva para a creche os netos: os irmãos Bryan Victor, de um ano, e Yan Victor, de dois, além de Maria Gabriela, também de dois anos.  Ela conta que a reabertura da creche Raízes do Salgueiro vai possibilitar que filha e nora possam sair para trabalhar sem ter que ficar se preocupando em arrumar atividades para as crianças dentro de casa.

– Morria de medo de a creche acabar. Vejo aqui um ponto de apoio para os pais e para as crianças da comunidade, porque um café da manhã e um almoço na hora certa fazem diferença na vida delas. Além disso, é um local apropriado para os meus netos brincarem, aprenderem e terem contato com outras crianças da mesma idade. Em casa, eles ficam muito ociosos porque, na maioria das vezes, não podem brincar na rua devido à violência.

Claudiana da Silva de Souza também comemorou a volta das atividades na da creche Raízes do Salgueiro após as obras. Ela explica que, como não tinha com quem deixar a filha Ayla da Silva, de 3 anos, teve que ficar esse tempo todo em casa, sem poder trabalhar.

– Por conta da pandemia, fiquei dois anos tentando colocar minha filha na creche, mas não consegui. Agora, finalmente, arranjei uma vaga aqui. Devido a isso, estou sem trabalhar e agora vou poder procurar um emprego. Esta creche tem um papel maravilhoso no aprendizado dela, dando base para que, no ano que vem, tenha condições de ir para uma escola

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles