A Comlurb está de prontidão com a Operação Praia Limpa para reforçar a limpeza neste feriado prolongado de Carnaval em toda orla do Rio.
Serão 600 garis trabalhando por dia, em até três períodos, incluindo a noite/madrugada, para que os banhistas recebam as areias limpas no dia seguinte. Para garantir o descarte correto de resíduos, a Comlurb está disponibilizando 1.250 contêineres de 240 litros distribuídos em pontos estratégicos das praias, inclusive áreas de acesso e passagens.Os equipamentos também estão sendo entregues aos barraqueiros para que não despejem irregularmente e incentivem o uso dos equipamentos por parte dos frequentadores. A Companhia já instalou 114 novas papeleiras na orla para receber o lixo de menor porte.
Apesar de toda a estrutura montada pela Comlurb para facilitar o descarte correto por parte dos frequentadores das praias, muitos insistem em jogar resíduos no chão. De olho nisso, as equipes do Lixo Zero estão intensificando a fiscalização nas praias multando quem é flagrado fazendo descarte indevido. Serão 70 fiscais espalhados em diferentes pontos da orla. As equipes serão acompanhadas em alguns dias pelo grupo de conscientização da Companhia Chegando de Surpresa, composto de garis que usam a dança e música nas campanhas de orientação com a população.
A Comlurb atua com o serviço de limpeza em todos os 56 quilômetros de praia da cidade, inclusive areia, calçadões e ciclovias. Os garis trabalham com o apoio de 67 equipamentos e veículos, como tratores de areia, pás carregadeiras e caminhões compactadores.Todos os anos durante o verão a Comlurb lança a Operação Praia Limpa, que consiste na intensificação da limpeza das praias e campanhas de conscientização para incentivar o banhista a dar o destino correto ao seu lixo. Duas block letter #praialimpa da Operação foram instaladas na cidade, uma na orla de Copacabana, na altura da Rua Princesa Isabel, e outra na praia da Barra da Tijuca, na Praça do Ó.