O Rio de Janeiro proporciona um convite para que a vida urbana seja atrelada à natureza, sem as móveis adequados proporciona um estilo de vida onde essa integração seja maior e mais confortável.
Antes de escolher um belo conjunto mesa e cadeiras jardim, para tornar o seu ambiente mais confortável e acolhedor, é importante se atentar a pontos importantes para que a sua área externa seja usual, e valorize o seu imóvel.
Para facilitar esse processo, elencamos abaixo algumas dicas para escolher os móveis para ambientes externos sem erro, confira:
Escolha o material adequado para área externa
A exposição dos móveis às intempéries do tempo, como a incidência de sol, umidade, ventos fortes e chuva necessitam de um material que seja resistente a estas condições.
Ou seja, caso a opção seja por móveis de madeira, certifique-se que esses foram tratados e são destinados para a área externa. Estruturas de alumínio e fibra sintética também são uma excelente solução, visto que são mais duráveis e não necessitam de grandes cuidados e manutenções.
Opte por tecidos resistentes à água
Quando se tratam de tecidos, como os aplicados nas almofadas e estofamentos é importante que esses também sejam resistentes à água, para que o material impermeável faça com que a estrutura dos seus móveis resista à chuva e umidade de um jardim.
Existem no mercado uma série de soluções que proporcionam essa impermeabilização, indo desde o famoso acquablock, até o tecido náutico, que ainda oferece uma resistência extra à incidência dos raios do sol.
Considere a facilidade da limpeza
Assim como ocorre nos ambientes internos, os móveis da área externa necessitam de uma limpeza com certa regularidade, no entanto, com uma incidência de sujeiras como terra e poeira ainda maior, por isso considere essa questão no momento da escolha.
Mais uma vez as fibras sintéticas e materiais menos irregulares, como alumínio e madeira tratada facilitam essa limpeza, proporcionando uma facilidade maior para a manutenção do seu jardim.
Opções funcionais e estilosas
Ainda que os móveis do seu jardim devam ser funcionais e servirem a um propósito claro, estes também necessitam agregar valor ao estilo do ambiente adicionando um apelo visual ao espaço.
Para assegurar a harmonia, considere sempre os conjuntos que criem espaços distintos, reunindo algumas peças como a mesa central e lateral combinando com as cadeiras, bancos que não entrem em um conflito de estilo das espreguiçadeiras, mantendo o estilo do seu jardim.
Tenha uma atenção especial às dimensões
Um jardim tem por conceito ser uma área aberta, onde a amplitude é o ponto-chave para não criar o ar de confinamento dos ambientes internos, por isso, tenha uma atenção com o tamanho dos móveis na hora da escolha.
Se você não desfruta de um jardim muito amplo, prefira contar com menos móveis e soluções mais compactas, facilitando a organização e ainda dispondo de uma mobília que proporciona a sensação correta a área externa.
Agora que você conta com dicas relevantes sobre como escolher a mobília para o seu jardim, basta colocá-las em prática para dispor de um ambiente mais usual e acolhedor.