A Operação Verão da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) completou seis meses de atuação nas praias das zonas Sul e Oeste da cidade durante o último feriado prolongado (de 25 de fevereiro a 1º de março), que ficou marcado ainda pelas altas temperaturas. Desde o dia 26 de agosto de 2021, a GM-Rio contabilizou 45 registros de ocorrências, de flagrantes de delitos diversos, como estelionato, furtos, roubos, depredações e posse de drogas. Os agentes também atuaram em 164 conduções para delegacia e/ou averiguação de situações suspeitas após denúncias feitas por cidadãos ou pela Central 1746, principalmente relacionadas a tumultos provocados em ônibus.
– O principal objetivo da nossa operação é proporcionar maior segurança aos banhistas e frequentadores das praias da nossa cidade e também um espaço ordenado. Após o início da operação, com o trabalho integrado entre as forças, foi possível reduzir ocorrências envolvendo tumultos na areia e vias de acesso. As praias são dos cariocas e de todos os visitantes e as nossas ações educativas e fiscalizadoras são para que todos possam curtir o lazer plenamente. Além das ações de segurança, nós coibimos práticas previstas no código de posturas, como o esporte próximo ao espelho d’agua, que interferem e até cerceiam o lazer de outros – destaca o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.
Em relação à fiscalização das posturas municipais e a ações de ordenamento, foram registradas 7.543 multas de trânsito e 19 por descarte irregular de lixo. Foram apreendidos 3.476 produtos que estavam sendo vendidos sem autorização e ainda 48 facas, além de nove coletes com flanelinhas, coibindo a ação deles, e diversos cones usados irregularmente para reservar vaga. Também foram retiradas 233 barracas de camping da praia e seis churrasqueiras. Foram impedidas 34 práticas esportivas em local e horário proibidos.
As equipes da GM-Rio também atuam em ocorrências diversas de auxílio ao público, como no caso de salvamentos de afogamento em apoio ao Corpo de Bombeiros, e distribuem pulseiras de identificação nas praias. Os agentes ajudaram, até o momento, 41 crianças perdidas que puderam reencontrar os responsáveis.
Saiba mais sobre a Operação Verão – A operação acontece diariamente nas Zonas Sul e Oeste e na Ilha do Governador, contando com efetivo de unidades operacionais diversas. Nos finais de semana (quinta a domingo) e nos feriados, a Operação Verão recebe reforço no emprego de efetivo, contando com 232 guardas municipais em ações de ordenamento urbano e de trânsito e também coerção a delitos, com foco na segurança dos banhistas.
O trabalho das equipes nas ruas conta com apoio do Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, que monitora 80 câmeras redirecionadas para reproduzir imagens do calçadão e da faixa de areia. Os flagrantes de crimes são enviados pelo celular para os guardas identificarem e abordarem os suspeitos. O material em vídeo também é cedido à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências nas delegacias.
A operação é realizada em integração com os demais órgãos de segurança que atuam na cidade e também faz parte do Plano Verão da Prefeitura do Rio, que conta com diversas medidas preventivas que visam mitigar os impactos de fatores naturais e/ou ações humanas que geram transtornos nesse período do ano, como no caso da Operação Ralo Limpo, entre outros, e envolve diversos órgãos, como o Centro de Operações, a Comlurb e a Secretaria de Conservação