As composições operavam com falhas desde a tarde de segunda-feira (7), por causa das obras para fechamento da cratera que se abriu abaixo das linhas dos trens. Devido ao problema, a circulação em uma das vias entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera foi interrompida na segunda-feira, e os trens passaram a operar com velocidade reduzida, o que provocou muitos transtornos para os usuários do transporte público.
Na madrugada de hoje, a prefeitura de São Paulo finalizou o trabalho de concretagem da cratera, aberta em consequência das fortes chuvas ocorridas domingo (6), que romperam a galeria pluvial que ficava sob os trilhos.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, os trabalhos de concretagem foram finalizados às 4h30. Depois do tempo de cura (secagem) do concreto, a CPTM executou testes antes de liberar a circulação dos trens.
A companhia informou que, apesar da normalização da linha, o Sistema Paese (que usa ônibus quando há problemas nos trens) seria mantido hoje durante os horários de pico, com transferências entre a CPTM e o Metrô.
Segundo a companhia, as obras da galeria continuarão a ser executadas sem impacto na operação dos trens.