O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), recebeu o novo cônsul-geral do Japão no Rio, Ken Hashiba, nesta quarta-feira (16/03). Participaram da reunião também os deputados Marcelo Cabeleireiro (DC) e Célia Jordão (Patriota). Hashiba antecipou que quer estreitar a relação do país com o estado fluminense e fortalecer as comunidades Nikkeis no Rio de Janeiro.
“O Japão detém o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo e é uma potência no setor tecnológico. Não tenho dúvidas que podemos pensar em boas estratégias para alavancar a economia Fluminense. O consulado pode contar com o apoio desta casa para o que precisar”, afirmou Ceciliano. O presidente ainda sugeriu aos parlamentares que estavam na reunião que fosse criado um projeto de lei para incluir no calendário do Rio um dia em celebração à cultura japonesa.
Hashiba agradeceu a atenção do presidente e disse que o diálogo com o Legislativo é fundamental para a construção de políticas conjuntas. “O Rio de Janeiro é uma capital relevante para o Japão e queremos fortalecer a nossa comunidade no estado”, disse Hashiba.
O vice Cônsul, Hiroki Muya, ainda pediu apoio da Casa para propostas que melhorem a infraestrutura de áreas com comunidades Nikkeis. “A maioria dos japoneses que vivem no Rio são idosos e queremos mudar esse cenário. No entanto, a maioria das comunidades japonesas estão localizadas em áreas distantes dos centros urbanos e em regiões com pouca infraestrutura, queríamos que isso melhorasse”, relatou Muya.
Na reunião, a deputada Célia Jordão, moradora da cidade de Angra dos Reis, localizada na Costa Verde, convidou os integrantes do consulado para visitar o município, que é um grande produtor de pescado no Rio. “O Japão tem uma grande expertise na comercialização desse alimento e acho interessante uma troca de conhecimento com a equipe. Além disso, o estaleiro BrasFELS, localizado na região, tem dentro de seu parque uma empresa japonesa, e seria interessante eles conhecerem de perto o trabalho da companhia”, concluiu a deputada.