Todos nós já tivemos aquela noite mal dormida, ou uma semana puxada de trabalho que nos deixou com os olhos inchados devido ao cansaço. Esse quadro é muito comum, porém, em outros casos, isso pode
indicar desde um simples entupimento das glândulas sebáceas até um sintoma de algo mais sério, como o mau funcionamento dos rins ou um tumor na pálpebra.
Por isso, é fundamental ter ciência de até que ponto o inchaço pode ser algo sem gravidade. A Clínica de Oftalmologia Integrada (COI) listou algumas causas que podem explicar surgimento de inchaço na região dos olhos.
Conjuntivite
A conjuntivite é uma inflamação que ocorre na conjuntiva, membrana que reveste o globo ocular. Ela pode acontecer em apenas um olho ou no dois, e os sintomas incluem vermelhidão, inchaço, sensibilidade à luz, ardência, prurido, coceira, entre outros.
A conjuntivite pode ser causada por bactérias, vírus e fungos. A duração dos sintomas pode durar de uma até 15 dias, dependendo do agente causador da conjuntivite, bem como o tratamento indicado pelo oftalmologista. Esse tipo de inflamação não costuma deixar sequelas, mas precisa de atendimento médico caso os sintomas sejam intensos ou não melhorem.
Terçol
Conhecido popularmente como terçol, ou hordéolo é uma infecção nas extremidades superiores ou inferiores da pálpebra. Essa doença oftalmológica é causada por um entupimento das glândulas oculares.
Além do inchaço, o terçol causa visão embaçada, prurido no inchaço, sensibilidade à luz, olhos lacrimejados, entre outros. O inchaço costuma desaparecer naturalmente ou com auxílio de uma compressa quente no local. Entretanto, caso os sintomas sejam muito fortes ou prejudiquem a visão, é recomendado procurar atendimento médico.
Herpes ocular
Uma outra causa para inchaço do olho é a herpes ocular, doença causada por variantes do vírus herpes. Entre os sintomas, estão vermelhidão, olho lacrimejando, sensibilidade à luz, visão embaçada, coceira, entre outros. É preciso ter atenção, pois a herpes ocular é contagiosa.
A herpes ocular costuma aparecer e desaparecer ao longo da vida, sobretudo quando o paciente está com a imunidade baixa. Além do mais, a doença pode causar sequelas graves na visão caso não seja tratada. Dessa forma, é importante estar atento aos sintomas e buscar atendimento médico. O tratamento varia de acordo com o tipo de infecção.
Alergia ocular
Diversos agentes podem gerar um quadro de alergia ocular como resposta imunológica. Entre os causadores, a poeira, o pólen, colírios, cosméticos, produtos químicos, ácaros, pelos de animais e outros diversos alérgenos. Em alguns casos, o paciente tem alergia causada por uso de lentes de contato.
Ao entrar em contato, o olho libera um tipo de substância química chamada de histamina, que causa dilatação dos vasos sanguíneos dos olhos. O diagnóstico de alergia ocular é feito pelo oftalmologista, que vai indicar qual é o agente causador do quadro alérgico, além do tratamento correto para diminuir o inchaço dos olhos e outros sintomas.
Celulite orbital
A celulite orbital é uma infecção grave nos olhos, geralmente causada por uma bactéria e que merece atendimento médico imediato. Além dos olhos, as bochechas e sobrancelhas podem ficar inchados, além de o paciente desenvolver dor nos olhos, febre, vermelhidão e “olhos saltados”.
A maioria dos casos acontecem devido a uma sinusite com sintomas fortes. Caso não seja tratada corretamente e rapidamente, a infecção pode se espalhar em outras áreas da face e até mesmo infecção generalizada. Para o diagnóstico e tratamento correto da doença ocular, é necessário procurar o oftalmologista ou outro profissional de saúde.
Blefarite
A blefarite é outra doença ocular que causa inchaço nos olhos. Ela é uma inflamação nas glândulas sebáceas das pálpebras causada por um excesso de gordura na região dos olhos. Outros sintomas da doença são secreção, dor nas pálpebras, sensação de ter um cisco do olho, entre outros.
A doença é crônica, ou seja, os sintomas aparecem e desaparecem. Dessa forma, o tratamento é feito para controlar os sintomas e proporcionar qualidade de vida ao paciente. Além disso, o cuidado com a higiene dos olhos é fundamental para evitar que glândulas dos olhos fiquem inflamadas.
Alteração nos rins
Algumas alterações nos rins podem impactar a saúde dos olhos, causando inchaços nessa região do corpo. Isso acontece porque devido a insuficiência dos rins, o órgão tende a reter líquidos, causando assim inchaços em diferentes partes do corpo, inclusive nos olhos.
Dessa forma, no caso de surgimento de olho inchado, acompanhado de outros sintomas provenientes de um quadro de insuficiência renal, é importante procurar um médico para a realização de exames que descartem ou atestem o mau funcionamento dos rins, e assim receber o tratamento correto.
Tumor na pálpebra
As pálpebras podem ser acometidas pelo surgimento de tumores, nos quais o inchaço no olho é um dos sintomas. Além disso, essa doença costuma provocar sangramentos, feridas, quadro de terçol persistente, inflamação, aparecimento de caroço ou verruga, entre outros.
O tumor na pálpebra está dividido entre benigno e maligno (câncer). Em caso de inchaço nos olhos que não desaparece com o passar dos dias ou acompanhado de outros sintomas, é necessário buscar atendimento médico para avaliar o quadro clínico e começar o tratamento correto.
Como evitar inchaço nos olhos?
Além dos casos citados acima existem outros motivos causadores de inchaço nos olhos. Por isso, é importante procurar atendimento médico caso o inchaço demore para passar ou esteja acompanhada de outros sintomas, principalmente com perda de visão, dor e irritação.
Como há diversas causas, é fundamental que o paciente tenha um diagnóstico correto e seja tratado de forma eficaz para evitar maiores complicações, como perda parcial ou total da visão.
Entretanto, para a maioria dos casos, manter bons hábitos de higiene podem resolver o inchaço nos olhos, como lavar as mãos antes de entrar em contato com os olhos, além de evitar a exposição da região com agentes potencialmente causadores de irritação. Em todos os casos, não hesite em procurar a ajuda de um oftalmologista quando notar que algo não está bem com seus olhos