Zona Oeste do Rio poderá ter UPA veterinária

Diário Carioca
Alerj - Foto: Thiago Lontra

A Zona Oeste do município do Rio poderá contar com uma Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPA-VET). A autorização é do Projeto de Lei 5.823/22, de autoria do deputado Coronel Jairo (SDD), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta terça-feira (09/08). O texto segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

A UPA deverá prestar atendimento de urgência e emergência a animais domésticos, especificamente cães e gatos, oferecendo os equipamentos e procedimentos necessários para o tratamento, incluindo vacinações, remédios, castração permanente, cirurgia e tratamento pós-cirúrgico.

Também deverá ser implementada a Farmácia Popular Veterinária, para fornecer remédios a animais de tutores de baixa renda, assim como protetores de animais e instituições não governamentais. O projeto prevê parcerias e convênios com empresas públicas e conselhos regionais veterinários.

“Apesar do crescimento do número de animais de estimação nos lares brasileiros, é perceptível também um aumento dos casos de abandono e maus-tratos no país. Considerando as dificuldades socioeconômicas que a população brasileira vem passando, é necessário que o Poder Público seja cada vez mais presente, estabelecendo um amplo sistema público de atendimento à saúde e bem-estar dos animais, diminuindo assim o seu sofrimento”, declarou o parlamentar

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca