Com concepção e coreografia de Carlos Fontinelle, o espetáculo em forma de dança contemporânea é direcionado para crianças a partir de quatro anos. Inspirado na cultura popular brasileira, a proposta é interagir com os pequenos através dos jogos e brincadeiras populares, retrata também lendas e mitos do folclore brasileiro com o intuito de fomentar a percepção criativa do espectador de uma forma externa e expressiva.
Pé de Cachimbo, é um espetáculo de dança contemporânea que interage com o público, o convidando a mergulhar nas memórias brasileiras da nossa cultura popular. Traz de forma poética e bem inovadora toda a essência do nosso folclore: samba de roda, forró, baião, maracatu, catira, quadrilhas. Jogos, brincadeiras e brinquedos do folclore como soltar pipa, estilingue, pega-pega, esconde-esconde, bola de gude, cabo de guerra e também as lendas e mitos como: Curupira, Boi da Cara Preta, e a Yara – Sereia do Mar constroem a obra.
Sinopse
A pesquisa de movimentação vem sugerida pela memória cadenciada dos principais ritmos das Danças Folclóricas (samba de roda, forró, baião, maracatu, catira, quadrilhas) com uma roupagem moderna e muito audaciosa, tornando-as intensas e mais dançantes. E deste exuberante e onipresente emaranhado de pontos e contrapontos rítmicos, emerge uma criação coreográfica que esbanja jogo de cintura e um corpo mais “swingado” traduzindo uma visão surpreendente. Dentro da própria movimentação, há uma arrebatadora afirmação da maturidade e da força expressiva construída pelo imaginário popular presente no FOLCLORE brasileiro.
A Dança Contemporânea é o canal principal que une estas diversas vertentes, em técnica de dança que são aplicadas no processo criativo, onde o próprio movimento responde por si, e o folclore agora representado corporalmente pelo corpo de cada bailarino.
Jogos, brincadeiras e brinquedos do folclore como soltar pipa, estilingue, pega-pega, esconde-esconde, bola de gude, cabo de guerra e também as lendas e mitos como: Curupira, Boi da Cara Preta, e a Yara- Sereia do Mar compõem a obra.
Link do espetáculo:
https://www.youtube.com/watch?v=F_LKXryp1iw
Serviço
Local: Teatro Cesgranrio (Rua Santa Alexandrina, 1011 – Rio Comprido)
Classificação: Livre
Dia 14 de agosto às 15h
Direção e Coreografia de Carlos Fontinelle
Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada)
Ingressos no site do MoviRio Festival – https://www.moviriofestival.com ou no Teatro CesgranRio ( Rua Santa Alexandrina, 1011 – Rio Comprido)