Última rodada da Série C do Brasileiro define classificados para a segunda fase

Diário Carioca

Vitória e Aparecidense-GO garantiram as duas vagas restantes; duelos finais da primeira fase definiram ainda que Atlético-CE, Brasil-RS, Ferroviário-CE e Campinense-PB vão jogar a Série D em 2023

A 19ª e última rodada da primeira fase da Série C do Brasileiro foi agitada e com muita emoção. Vitória e Aparecidense-GO se classificaram e se juntam a Mirassol-SP, Paysandu-PA, Figueirense, Volta Redonda-RJ, Botafogo-SP e ABC-RN na segunda fase. Neste sábado (13), foi definido também o descenso de Atlético-CE, Brasil-RS, Ferroviário-CE e Campinense-PB, que jogarão a Série D em 2023. Saiba tudo que aconteceu nos últimos dez jogos da competição.

+Confira a tabela completa da Série C!

Os jogos

Ferroviário-CE 1 x 2 Ypiranga-RS

No Presidente Vargas, em Fortaleza (CE), o Ypiranga-RS derrotou o Ferroviário-CE. Após primeiro tempo sem gols, o Canarinho foi às redes com um minuto da etapa final. Vitinho arrancou pela esquerda, serviu Totini, que chutou firme para as redes.

A equipe do Rio Grande do Sul aumentou aos 12: Vitinho recuperou a bola no ataque, a sobra ficou com Carioca, que devolveu para o camisa 16 fuzilar para o gol. No fim, aos 47, Matheus Anderson descontou com uma finalização forte, mas o placar terminou 2 a 1. O Ypiranga-RS se despediu da Série C 2022 em 10º lugar, com 28 pontos. Já o Ferrão foi rebaixado e terminou em 19º, com 16 pontos.

Paysandu-PA 0 x 1 Floresta-CE

Na Curuzu, em Belém do Pará, o Floresta-CE venceu o Paysandu-PA e evitou o descenso. O gol da partida foi assinalado aos oito minutos da etapa final. Após escanteio, Raphael Luz cabeceou com estilo, abriu e definiu o placar.

O Papão, classificado, terminou a primeira fase na segunda colocação, com 33 pontos somados. O Verdão da Vila encerrou sua participação em 15º, com 23 pontos.

Manaus-AM 2 x 1 Mirassol-SP

Já na Arena da Amazônia, em Manaus-AM, os donos da casa venceram o líder Mirassol-SP. A primeira etapa terminou sem gols. Já após o intervalo, aos nove minutos, após cruzamento de Jean, Luiz Gustavo tocou contra e abriu o placar para o Esmeraldino.

A equipe da casa continuou com o ímpeto ofensivo e aumentou aos 30: em contragolpe, Guilherme Pira cruzou na medida e Michel desviou para o fundo das redes. O Leão descontou aos 42 minutos, com Arilton: ele pegou o rebote do goleiro e balançou o barbante.

O Mirassol terminou a primeira fase em primeiro lugar, com 33 pontos. Já o Manaus ficou em 13º, com 25 pontos.

Aparecidense-GO 1 x 0 Botafogo-PB

No Aníbal Batista Toledo, em Aparecida de Goiânia (GO), a Aparecidense-GO conseguiu a última vaga na próxima fase ao bater o Botafogo-PB. O gol da vitória saiu no começo do jogo: aos três minutos, Joãozinho fez bela jogada pela direita, cruzou e Alex Henrique colocou nas redes.

O Camaleão segue na briga pelo acesso e termina a primeira fase em oitavo lugar, com 29 pontos. Já o Belo ficou uma posição abaixo, com a mesma pontuação, mas atrás nos critérios de desempate e dá adeus à competição.

Figueirense 2 x 1 ABC-RN

Figueirense venceu o ABC-RN, mas ambos se classificaram para a segunda fase da Série C

Créditos: Patrick Floriani/FFC

O Figueirense garantiu o terceiro lugar ao bater a equipe do ABC-RN, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O Figueira inaugurou o placar aos seis minutos, quando Tito recebeu na área e tocou na saída do goleiro. O Alvinegro Potiguar empatou aos 18: Gustavo França foi servido pelo alto após falta cobrada e cabeceou para as redes.

Na etapa final, com um minuto, Tito balançou o barbante do ABC-RN mais uma vez e definiu a parada. O Figueirense se classificou com 33 pontos, na terceira posição. Enquanto o ABC-RN se garantiu na próxima fase em sexto, com 31 pontos somados.

Botafogo-SP 2 x 1 Remo-PA

Outra equipe que avançou na Série C foi o Botafogo-SP. A equipe derrotou o Remo-PA no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP). Os paulistas abriram o placar aos 43 minutos da primeira etapa, quando Santiel fez a jogada individual, chutou cruzado, Zé Carlos rebateu e Bruno Michel botou nas redes.

Após o intervalo, o Pantera aumentou: aos cinco, Vidal levantou, a bola se apresentou para Jean Victor, que colocou no ângulo. O Leão até diminuiu com Daniel Felipe, aos 26, mas a reação parou por aí. O Botafogo-SP terminou a primeira fase em quinto, com 32 pontos, e segue na competição. O Remo-PA deu adeus em 12º, com 26 pontos somados.

Vitória 3 x 1 Brasil-RS

Já no Barradão, em Salvador, o Vitória carimbou sua vaga ao bater o Brasil-RS, enquanto o rival vai disputar a Série D em 2023. O Rubro-Negro Baiano abriu o placar aos 31 minutos. Eduardo cobrou falta na medida e Marco Antônio testou firme para as redes.

No segundo tempo, o Vitória aumentou quando Rafinha arriscou de longe, a bola desviou e entrou, aos sete minutos. O Xavante diminuiu aos 25: Karl cabeceou após escanteio, Alemão tentou cortar, mas a bola foi para as redes. Já aos 29, Marco Antônio fez mais um e definiu. Com o resultado, os baianos terminaram em sétimo, com 29 pontos. Já o Brasil-RS se despediu em 18º, com 17 pontos somados.

Confiança-SE 1 x 0 Atlético Cearense-CE

No Batistão, em Aracaju (SE), o Confiança-SE venceu o Atlético Cearense-CE e permanece na Série C. Já o adversário disputa a Série D no próximo ano. O Dragão marcou o gol do triunfo aos 35 minutos da etapa final. Bruno Camilo tocou para Ítalo na esquerda, que chutou no cantinho e venceu o goleiro.

Os sergipanos terminaram a competição em 14º lugar, com 23 pontos. Já os cearenses deram adeus em 17º, com 19, e vão jogar a Série D.

Campinense-PB 0 x 1 Volta Redonda-RJ

Já no Amigão, em Campina Grande (PB), o Volta Redonda-RJ venceu o Campinense-PB e terminou a primeira fase em quarto lugar. O gol do triunfo fluminense foi assinalado aos 21 minutos da etapa complementar: Lelê, em chute colocado no ângulo, fez para o time do Rio de Janeiro.

O Volta Redonda-RJ segue na briga pelo acesso e terminou a fase inicial com 32 pontos, em quarto lugar. Já a Raposa vai jogar a Série D e encerrou sua participação em 20º, com 16 pontos.

São José-RS 4 x 1 Altos-PI

São José-RS goleou o Altos-PI pela Série C

Créditos: Divulgação/São José

No Francisco Novelletto, em Porto Alegre (RS), o São José-RS se despediu da competição com uma goleada sobre o Altos-PI. Mazola abriu o placar para o Zequinha aos 13 minutos de enfrentamento. Já um minuto depois, Maradona balançou as redes e ampliou para os gaúchos. No fim da primeira etapa, Gabriel Lima colocou no fundo do barbante e fez o terceiro.

Após as conversas nos vestiários, Crystopher concluiu a jogada para o gol e transformou a vitória em goleada. Já aos 47, Danillo Bala descontou: 4 a 1. O São José-RS terminou a Série C 2022 em 11º, com 26 pontos. Já o Altos-PI ficou em 16º, com 21 pontos conquistados.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca