Descritas por alguns como o “Santo Graal da criptomoeda”, as Stable coins recentemente fizeram manchetes como uma criptomoeda alternativa de baixa volatilidade.
As Stable Coins surgiram como uma forma dos investidores de criptomoedas investirem de maneira a escapar da volatilidade. A USTC (antiga UST), por exemplo, estava entre as maiores moedas estáveis por capitalização de mercado e a maior moeda estável na blockchain Cosmos.
Os seguidores desta moeda esperam que as Stable Coins possam se tornar uma moeda digital global, livre de fiat, com base em estabilidade de preços, confidencialidade e descentralização.
Mas o que exatamente são “Stable coins”? Por que se tornaram tão populares recentemente? Em que exchange comprar?
Confira todas as repostas neste artigo que preparamos para você:
O que são Stable Coins?
Uma stable coin é um tipo de criptomoeda projetada para manter um valor fixo ao longo do tempo.
O valor de uma Stable Coin (ou “moeda fixa”) é geralmente atrelado a uma moeda fiat específica, como o dólar americano. Neste caso, uma unidade da stable coin geralmente é igual a uma unidade da moeda real.
Ao contrário de uma criptomoeda como o bitcoin, o principal ponto de venda de uma Stable coin é sua estabilidade inerente, como o nome sugere.
Quem aposta em moedas lastreadas no dólar, por exemplo, pode estar em busca de dolarizar seus investimentos e utilizar as criptomoedas como meio. Diferente das motivações de quem busca pelo Bitcoin.
No entanto, essa volatilidade subjacente pode torná-lo impraticável como um meio de câmbio diário.
À medida que tentam manter o mesmo valor de uma moeda como o dólar americano ou o euro, as Stable coins combinam as características das moedas fiduciárias com as capacidades tecnológicas inovadoras das criptomoedas.
Um aumento na popularidade das Stable Coins
As Stable coins têm se tornado muito populares ultimamente, especialmente por causa de sua promessa inerente. Muitos especialistas do setor também acreditam que elas desempenharão um papel fundamental na adoção generalizada de criptomoedas.
No entanto, apesar de seu zumbido recente, as Stable coins já existem há algum tempo e muitas já estão em circulação.
Embora o mecanismo exato de como eles funcionam varie tanto na abordagem quanto na complexidade (por exemplo, reservas de moeda versus criptomoedas em reserva), a estabilidade continua sendo sua lógica.
Stable Coins se adaptam ao valor de uma moeda real
Esse tipo de criptomoeda rastreia o ativo subjacente, tornando seu valor estável ao longo do tempo, pelo menos em relação à moeda à qual está atrelado, como se o ativo subjacente tivesse se tornado eletrônico como uma espécie de dólar digital.
Se o dono de uma Stable coin quiser sacar sua moeda, o dinheiro real pode finalmente ser retirado da reserva.
Stable coins são diferentes de qualquer outra criptomoeda
Essa estrutura contrasta com a maioria das criptomoedas, como evidenciado pelas exchanges de Bitcoin que não são apoiadas por nenhuma organização governamental ou banco nacional.
Ao contrário das Stable coins, essas outras criptomoedas podem flutuar.
Por que usar Stable coins?
O interessante dos stabel coins é que eles permitem que um lucro seja tomado quando você negocia ou quer sair de projetos nos quais você foi capaz de realizar um bom ganho de capital.
Ninguém quer ver os lucros de seus interesses de repente derreter porque o projeto no qual eles são apoiados está perdendo força. Assim, a Stable coins permite que você faça trocas mantendo uma certa estabilidade.
Um dos obstáculos para o uso de Stable coins é, por exemplo, o blockchain usado. Atualmente, as principais fontes de liquidez nas Stable coinss estão na blockchain Ethereum.
Tipos de Stable coins
- Apoiado por moedas fiduciárias reais que são apoiadas por eles (dólar americano – Tether (USDT), euro (EURT) e assim por diante). As empresas emissoras mantêm em suas contas bancárias ou com fundos de custódia de terceiros semelhantes ao número de Stable coinss emitidas em circulação.
- Garantida pela criptomoeda (por exemplo, a stable coin Maker DAO, que foi criada de acordo com o padrão ERC-20 (baseado na Ethereum).
- Apoiado por metais preciosos, commodities, etc. Um exemplo é o Theter Gold (XAUt).
- Stable coins que são reguladas algorítmicamente (Stable coinss algorítmicas). Eles não têm nenhum ativo colateral. Seu custo é automaticamente ajustado dependendo das flutuações na oferta e na demanda. Um exemplo é o USTC do projeto Terra.
Como escolher sua Stable coin?
Cada tipo de Stable coins tem seus pontos fortes e fracos. Para escolher sua Stable coins, você precisa levar em conta vários parâmetros.
Antes de mais nada, você precisa escolher uma Stable coins que se encaixe na sua filosofia. Não tem confiança no sistema bancário tradicional? Neste caso, você deve sim ficar em um sistema descentralizado.
Por exemplo, um bom indicador para olhar é o seu volume de negociação. Este vai informá-lo sobre seu dinamismo.
Stable coins Terra USD (USTC)
Terra é uma infraestrutura financeira descentralizada que inclui um protocolo de Stable coinss algorítmicas. Ao combinar incentivos para arbitragem no mercado aberto e votação descentralizada, o protocolo cria Stable coins ao rastrear consistentemente o preço de qualquer moeda fiduciária.
Os usuários criam novas Stable coins queimando tokens LUNA nativos. O protocolo usa as forças do mercado de oferta e demanda para manter os preços das moedas.
Quando a demanda é alta e a oferta é limitada, o preço aumenta. Quando a demanda é baixa e a oferta alta, o preço cai. Assim, a oferta e demanda são sempre equilibradas, o que leva à estabilidade da taxa de câmbio.
O que fazer com suas Stable coins?
- Trocá-las/vendê-las para outros criptoativos, que pode ser em uma exchange como a Kucoin
- Colecionar juros emprestando suas Stable coins em diferentes plataformas centralizadas ou descentralizadas.
- Fazer um empréstimo usando essas Stable coins como garantia.
Onde comprar stable coins?
A Kucoin Exchange é o lugar ideal para você adquirir suas Stable coins, como a Terra Classic USD (USTC) e o Pax Dollar (USDP).
A Kucoin é a melhor opção por oferecer segurança na hora da compra e confiabilidade para acompanhar valores e cotação.
Conhecida fora do Brasil e principalmente na Ásia como a Exchange do Povo, a KuCoin é uma das cinco principais plataformas de negociação de criptomoedas e foi considerada a melhor exchange de criptomoedas em 2021 pela Forbes Advisor.
Além disso, a plataforma foi desenvolvida da maneira mais completa para atender a todos os tipos de investidores. Oferecendo bot de negociação, serviços de empréstimo de criptomoedas para quem está começando, negociação de margem e futuros para traders avançados e muito mais.
Não perca tempo e comece a negociar agora mesmo na Kucoin.