DivulgaçãoNeste domingo (28), o episódio inédito do Agro Nacional destaca a pesquisa desenvolvida pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) que mostra a importância da qualidade da água na nutrição dos bovinos. Com pautas sobre questões do campo e do agronegócio, o programa vai ao ar às 9h, na TV Brasil.
Ainda durante a edição, a atração da emissora pública mostra uma parceria entre a Universidade do Estado do Amapá, a agroindústria Amazonbai e o fundo JBS pela Amazônia focada no reaproveitamento dos resíduos da produção de açaí. Esses resíduos têm o potencial de virarem outros bioprodutos tornando a cadeia produtiva mais sustentável.
A produção também vai até Mato Grosso do Sul para conhecer uma granja de suínos que se destaca pelas boas práticas do crechário à terminação dos animais. A fazenda Estância Mãe Rainha utiliza a tecnologia para garantir uma boa ambiência, ração livre de contaminação e todos os cuidados para o desenvolvimento dos porcos.
Outra matéria do programa revela como funciona o Sistema Campo Limpo, programa do governo federal com foco na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Agricultores, indústria fabricante, comerciantes e poder público desenvolvem ações coordenadas que garantem a destinação correta das embalagens.
Neste episódio, o Agro Nacional também viaja até uma fazenda em Diamantino, em Mato Grosso, que aumentou sua produtividade com o uso da integração lavoura pecuária. O sistema ajuda na engorda do gado e aumenta a fertilidade do solo, proporcionando também uma lavoura melhor.
A preocupação com a emissão de gases de efeito estufa pelos bovinos tem levado os pecuaristas a buscarem alternativas que ajudem na solução do problema. Ao longo do episódio, o público vai conhecer um experimento no município de Guaiçara, em São Paulo, que aposta em uma dieta diferenciada para reduzir a emissão de metano pelos bois.
Segundo o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), de cada cinco copos de suco de laranja consumidos no mundo, três vêm do Brasil. Uma reportagem especial aborda o mercado produtor da laranja em São Paulo, estado responsável por quase 80% da produção nacional.
Em outra matéria, a atração mostra uma iniciativa sustentável que tem gerado bons frutos no Paraná. Uma empresa do setor agro criou a Plataforma-S com inovações para a pecuária brasileira, boas práticas no manejo de pastagens e investimento em ações sociais.
Uma fazenda pantaneira referência na pecuária sustentável também é pauta do programa. Conhecido por ser a maior área úmida do mundo, o Pantanal é um bioma que ocupa quase 2% do Brasil.