Na edição 2022 do Rock in Rio, a Cidade do Rock será o momento de concretização do sonho de muitos músicos que subirão aos palcos do maior festival do planeta pela primeira vez. Assim será o caso da banda Carminium, vencedora do JUV Rock Festival, uma competição musical realizada pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) entre os meses de julho e agosto entre grupos formados por jovens de 18 a 29 anos com a finalidade de escolher um para se apresentar no Rock in Rio 2022. A pasta da Prefeitura do Rio garantiu o passaporte de entrada da banda para o palco Rock District no primeiro dia de festival, dia 2 de setembro, a partir das 14h15.
O grupo Carminium se apresentará no mesmo dia do Iron Maiden, uma das suas referências. Formada por Caio Ferreira (baterista), Caudo Feitosa (vocalista e tecladista), Lucas Duarte (guitarrista) e Matheus Campos (baixista), o grupo de heavy metal alternativo tem origem em quatro bairros da zona oeste e norte do Rio de Janeiro: Santa Cruz, Taquara, Irajá e Cascadura. Com letras que falam sobre as impressões do grupo sobre a interação do ser humano e o mundo ao seu redor, a banda tem sido influenciada por artistas internacionais como Alice in Chains, Black Sabbath, Soundgarden, Deep Purple e Gojira, banda que se apresentará no palco Mundo no mesmo dia de Rock in Rio.
— Estamos muito felizes com a oportunidade, pois é a realização de um sonho de toda a banda e ensaiando muito para mostrarmos o nosso melhor no palco do maior festival do planeta. O Rock in Rio é algo muito gigante para nós e queremos honrar essa chance colocando todo nosso coração nas músicas que iremos apresentar — declarou Caudo Feitosa, vocalista e tecladista da banda Carminium.
Além de tocar no Rock in Rio 2022, o Carminium ganhou uma gravação no estúdio Toca do Bandido, responsável por discos antológicos de artistas como Gilberto Gil e O Rappa. O som do Carminium pode ser conferido em suas redes sociais (www.instagram.com/carminiumoficial) e nas principais plataformas de áudio.
JUV Rock Festival reuniu 229 músicos
As inscrições para o JUV Rock Festival começaram em maio. Na primeira etapa da seleção, as bandas que desejavam conquistar a vaga para tocar no Rock in Rio 2022 tiveram que enviar videoclipes, webclipes ao vivo e ensaios. A competição contou com 89 grupos, totalizando 229 músicos, com idades entre 18 e 29 anos.
Em julho ocorreu a semifinal de forma presencial, com entrada gratuita. Todas as terças-feiras, 10 bandas se apresentavam por noite no palco do Teatro de Câmara da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e os jurados escolhiam dois grupos a cada semana, que ficavam classificados para a final. A grande final foi realizada no palco do Circo Voador, na Lapa, no dia 3 de agosto.
A comissão julgadora foi composta pela musicista Constança Scofield; pelo jornalista Bernardo Araújo; pelo músico, diretor técnico do estúdio Toca do Bandido e sócio-diretor do selo Toca Discos, Felipe Rodarte; e Marisa Menezes, diretora artística da Rock District e da Rock Street do Rock in Rio