Prefeitura do Rio levará banda do subúrbio carioca para tocar no Rock in Rio no dia do Iron Maiden

Diário Carioca
Rock District do Rook in Rio

Na edição 2022 do Rock in Rio, a Cidade do Rock será o momento de concretização do sonho de muitos músicos que subirão aos palcos do maior festival do planeta pela primeira vez. Assim será o caso da banda Carminium, vencedora do JUV Rock Festival, uma competição musical realizada pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) entre os meses de julho e agosto entre grupos formados por jovens de 18 a 29 anos com a finalidade de escolher um para se apresentar no Rock in Rio 2022. A pasta da Prefeitura do Rio garantiu o passaporte de entrada da banda para o palco Rock District no primeiro dia de festival, dia 2 de setembro, a partir das 14h15.  

O grupo Carminium se apresentará no mesmo dia do Iron Maiden, uma das suas referências. Formada por Caio Ferreira (baterista), Caudo Feitosa (vocalista e tecladista), Lucas Duarte (guitarrista) e Matheus Campos (baixista), o grupo de heavy metal alternativo tem origem em quatro bairros da zona oeste e norte do Rio de Janeiro: Santa Cruz, Taquara, Irajá e Cascadura. Com letras que falam sobre as impressões do grupo sobre a interação do ser humano e o mundo ao seu redor, a banda tem sido influenciada por artistas internacionais como Alice in Chains, Black Sabbath, Soundgarden, Deep Purple e Gojira, banda que se apresentará no palco Mundo no mesmo dia de Rock in Rio.  

— Estamos muito felizes com a oportunidade, pois é a realização de um sonho de toda a banda e ensaiando muito para mostrarmos o nosso melhor no palco do maior festival do planeta. O Rock in Rio é algo muito gigante para nós e queremos honrar essa chance colocando todo nosso coração nas músicas que iremos apresentar — declarou Caudo Feitosa, vocalista e tecladista da banda Carminium.  

Carminium - JUV Rock Festival - Foto Tadeu Goulart
Carminium – JUV Rock Festival – Foto Tadeu Goulart

Além de tocar no Rock in Rio 2022, o Carminium ganhou uma gravação no estúdio Toca do Bandido, responsável por discos antológicos de artistas como Gilberto Gil e O Rappa. O som do Carminium pode ser conferido em suas redes sociais (www.instagram.com/carminiumoficial) e nas principais plataformas de áudio. 

JUV Rock Festival reuniu 229 músicos 

As inscrições para o JUV Rock Festival começaram em maio. Na primeira etapa da seleção, as bandas que desejavam conquistar a vaga para tocar no Rock in Rio 2022 tiveram que enviar videoclipes, webclipes ao vivo e ensaios. A competição contou com 89 grupos, totalizando 229 músicos, com idades entre 18 e 29 anos. 

Em julho ocorreu a semifinal de forma presencial, com entrada gratuita. Todas as terças-feiras, 10 bandas se apresentavam por noite no palco do Teatro de Câmara da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e os jurados escolhiam dois grupos a cada semana, que ficavam classificados para a final. A grande final foi realizada no palco do Circo Voador, na Lapa, no dia 3 de agosto. 

A comissão julgadora foi composta pela musicista Constança Scofield; pelo jornalista Bernardo Araújo; pelo músico, diretor técnico do estúdio Toca do Bandido e sócio-diretor do selo Toca Discos, Felipe Rodarte; e Marisa Menezes, diretora artística da Rock District e da Rock Street do Rock in Rio

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca