Walter Macedo Filho abre exposição de fotografias no Espaço Cultural Sérgio Porto, no Humaitá

Diário Carioca
Walter Macedo Filho

As imagens de Walter Macedo Filho já estiveram em Barcelona, Zurique, Roma e a partir do dia 18 de novembro passam a ocupar a galeria do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto (Rua Humaitá, 163). Com curadoria de Ana Soter a exposição “Caleidoscópio Urbano” é composta de 30 fotografias em P&B, sendo 8 medindo 30×40 e 22 em 14×14 impressas em fineart.

Walter Macedo Filho
Walter Macedo Filho

“Meu universo sempre girou em torno das palavras, da criação ficcional. Subitamente percebi o óbvio: imagens também contam suas histórias. Em particular as imagens da rua, aquelas bastante familiares, que esbarramos todos os dias e já nem prestamos mais atenção”, diz Walter. ‘Caleidoscópio Urbano’ fica em cartaz até 17 de outubro.

Um outro olhar

Oscar D’Ambrosio

www.oscardambrosio.com.br

A fotografia é um universo de olhares. Somente é possível interpretar visualmente o mundo de um outro jeito quando se está permanentemente atento ao que ocorre ao redor. Se o poeta busca a palavra certeira, o fotógrafo literalmente caça a imagem que mais lhe agrada, aquela que consegue perceber e captar.

Walter Macedo Filho
Walter Macedo Filho

Walter Macedo Filho tem toda uma poética apoiada na observação do detalhe. A percepção de seu olhar se realiza pelo conceito de que existe muito a ver quando se está permanentemente atento. As formas de ver são muitas – e as percepções são absurdamente infinitas e variam de acordo com a sensibilidade e as referências de cada um.

O maravilhoso jogo da arte se instaura quando a capacidade de ver de cada um dialoga com a de olhar de quem recebe a imagem. Entra-se em um cosmos desordenado, pois a arte é justamente um mundo próprio em que predomina uma equilibrada desordem que permite múltiplos sentires. As visões convergem e divergem, mas não disputam espaço.

Walter Macedo Filho
Walter Macedo Filho

Não há um olhar melhor do que o outro, mas uma multiplicidade de afetos. Walter Macedo Filho apresenta nas suas imagens a predominância de elementos geométricos, luzes e sombras. Assim, com sutil serenidade e sensibilidade, constrói um olhar próprio e diferenciado de uma realidade que sempre se apresenta renovada se a soubermos observar.  

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br.

Walter Macedo Filho
Walter Macedo Filho

WALTER MACEDO FILHO é dramaturgo, diretor de teatro, jornalista,  roteirista, escritor, gestor cultural e fotógrafo. Integrou o Círculo de Dramaturgia do CPT, coordenado por Antunes Filho, e o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Como gestor cultural, atuou no SESC São Paulo, Arena Carioca Dicró, Biblioteca Parque Estadual e Instituto Augusto Boal. Em 2012, publicou seu livro de contos Nebulosos, pela Editora 7Letras.  Em 2017, seu conto “O fim da psiquiatria” foi selecionado para a edição especial “Civilização e Barbárie” (coletânea), da Revista Gueto. Em 2017, estreou seu espetáculo “Encontro” (autor e diretor) com as atrizes Adriana Karla Rodrigues, Adriana Rabelo e Lis Maia. Em 2018 dirigiu o espetáculo “Entre quatro paredes”, de Jean Paul Sartre, com os atores Adriana Karla Rodrigues, Nina Rosenthal, Nanah Garcia e Pedro Cabizuca, com direção de movimento de Ana Amélia Vianna. Apresentou, no Teatro Café Pequeno, no Leblon, Rio de Janeiro, o espetáculo “O fim da psiquiatria – um stand-up drama”, com textos de sua autoria. Também dirigiu o espetáculo, que teve no elenco Rubens Camelo, Daniel Bouzas, Nina Rodrigues e Adriana Karla Rodrigues. Atualmente, está com seu novo espetáculo (autor e diretor) “A mulher descoberta” em cartaz no Teatro, monólogo com atuação de Adriana Karla Rodrigues e direção de movimento de Ana Amélia Vianna.

Exposição “Caleidoscópio Urbano”, de Walter Macedo Filho

Curadoria – Ana Soter

Abertura – Dia 15 de setembro, quinta-feira, às 19h

Até 17/10

Visittação: de quinta-feira a segunda-feira, das 17h às 20h30

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

Rua Humaitá, 163 – Humaitá – Rio de Janeiro – RJ

Livre

Grátis

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca