Galeria Dila Oliveira apresenta obras de Sônia Menna Barreto no Rio de Janeiro

Diário Carioca
Fight de Sônia Menna Barreto

“Bem-vindos ao universo encantado de Sônia Menna Barreto. Hoje é dia de encontrar a arte em seu estado essencial: pesquisa, talento e invenção. Tudo isso temperado com doses generosas de fantasia, de afeto que se espalha por esses objetos repletos de história”, convida Marcus Lontra, que assina a curadoria de “A Comédia Humana”, individual de Sônia Menna Barreto organizada pela Dila Olveira Galeria, que ocupa duas salas no 3º andar do Centro Cultural Correios RJ a partir do dia 15 de setembro.

“Sônia cria personagens, paisagens, fragmentos de poesia visual que aquecem o coração: ela caminha por várias geografias, elabora histórias de várias origens, constrói mundos repletos de fábulas, mitologias, verdades e mentiras, amores submersos, desejos silenciosos, vontades recônditas, prazeres, encantos, totens e mandalas, rendas e bordados, dobras do tempo e delicadezas. Em tempos amargos, a arte acaricia. Em tempos apocalípticos, a arte redime. Em tempos apavorantes, a arte ilumina. Em tempos cruéis, a arte subverte. Em qualquer tempo e sempre, a arte salva”, afirma Marcus Lontra.

“Tenho uma longa carreira e é um privilégio mostrar minha obras aqui no Rio pela primeira vez. Expor aqui meu trabalho, algumas séries, em mídias diversas”, diz Sônia Menna Barreto.

Obra de Sônia Menna Barreto
Obra de Sônia Menna Barreto

“Para a nossa galeria está sendo uma honra fazer parte deste projeto, apresentando a Sônia Menna Barreto, pela primeira vez, em um espaço institucional.  Ela é uma artista plástica fantástica e poder trazer suas obras de arte para os visitantes do Centro Cultural Correios, é de uma enorme relevância”, avalia Dila Oliveira.

Saiba mais sobre Sônia Menna Barreto

Artista visual, tem sua produção artística a mais próxima da expressão do homo ludens, o homem

lúdico, e seu espírito criativo trabalha com territórios e personagens que habitam a imaginação das pessoas de todas as idades. Sua técnica origina-se nos pintores flamengos do século XV, misturando hiper-realismo com minúcias da técnica francesa do Trompe L’oeil. Após contato com os trabalhos de Max Ernst, De Chirico, Magritte e Paul Delvaux, a obra de Sônia tomou a direção do Surrealismo.

Inicialmente essa fase foi decisiva para sua carreira, passando a desenvolver seu lado intimista e criativo, solucionando os problemas técnicos e temáticos.

Hoje, Sônia se apropria de técnicas tradicionais complexas para tratar de questões contemporâneas, e suas pesquisas resultam em criações únicas suportadas por obras de diversas linguagens, como: esculturas, pinturas, desenhos e gravuras.                   

Serviço:

“A Comédia Humana”

Abertura: dia 15 de setembro, quinta, das 18h às 20h

Visitação: de 16 de setembro a 29 de outubro de 2022

Curadoria: Marcus Lontra

Centro Cultural Correios RJ

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ

3º andar – Salas 01 e 02

Horário: de terça a sábado, das 12h às 19h

Entrada gratuita

Agradecimento: Museu Casa Sônia Menna Barreto

Contatos:

 www.mennabarreto.com.br/smb@terra.combr/@soniamennabarreto

@dilaoliveira.galeria/ (11) 3898-6752/dilaoliveira.galeria@gmail.com

Dila Oliveira Galeria – Ministro Rocha Azevedo, 844 – Jardins – São Paulo – SP

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca