“Bem-vindos ao universo encantado de Sônia Menna Barreto. Hoje é dia de encontrar a arte em seu estado essencial: pesquisa, talento e invenção. Tudo isso temperado com doses generosas de fantasia, de afeto que se espalha por esses objetos repletos de história”, convida Marcus Lontra, que assina a curadoria de “A Comédia Humana”, individual de Sônia Menna Barreto organizada pela Dila Olveira Galeria, que ocupa duas salas no 3º andar do Centro Cultural Correios RJ a partir do dia 15 de setembro.
“Sônia cria personagens, paisagens, fragmentos de poesia visual que aquecem o coração: ela caminha por várias geografias, elabora histórias de várias origens, constrói mundos repletos de fábulas, mitologias, verdades e mentiras, amores submersos, desejos silenciosos, vontades recônditas, prazeres, encantos, totens e mandalas, rendas e bordados, dobras do tempo e delicadezas. Em tempos amargos, a arte acaricia. Em tempos apocalípticos, a arte redime. Em tempos apavorantes, a arte ilumina. Em tempos cruéis, a arte subverte. Em qualquer tempo e sempre, a arte salva”, afirma Marcus Lontra.
“Tenho uma longa carreira e é um privilégio mostrar minha obras aqui no Rio pela primeira vez. Expor aqui meu trabalho, algumas séries, em mídias diversas”, diz Sônia Menna Barreto.
“Para a nossa galeria está sendo uma honra fazer parte deste projeto, apresentando a Sônia Menna Barreto, pela primeira vez, em um espaço institucional. Ela é uma artista plástica fantástica e poder trazer suas obras de arte para os visitantes do Centro Cultural Correios, é de uma enorme relevância”, avalia Dila Oliveira.
Saiba mais sobre Sônia Menna Barreto
Artista visual, tem sua produção artística a mais próxima da expressão do homo ludens, o homem
lúdico, e seu espírito criativo trabalha com territórios e personagens que habitam a imaginação das pessoas de todas as idades. Sua técnica origina-se nos pintores flamengos do século XV, misturando hiper-realismo com minúcias da técnica francesa do Trompe L’oeil. Após contato com os trabalhos de Max Ernst, De Chirico, Magritte e Paul Delvaux, a obra de Sônia tomou a direção do Surrealismo.
Inicialmente essa fase foi decisiva para sua carreira, passando a desenvolver seu lado intimista e criativo, solucionando os problemas técnicos e temáticos.
Hoje, Sônia se apropria de técnicas tradicionais complexas para tratar de questões contemporâneas, e suas pesquisas resultam em criações únicas suportadas por obras de diversas linguagens, como: esculturas, pinturas, desenhos e gravuras.
Serviço:
“A Comédia Humana”
Abertura: dia 15 de setembro, quinta, das 18h às 20h
Visitação: de 16 de setembro a 29 de outubro de 2022
Curadoria: Marcus Lontra
Centro Cultural Correios RJ
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
3º andar – Salas 01 e 02
Horário: de terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada gratuita
Agradecimento: Museu Casa Sônia Menna Barreto
Contatos:
www.mennabarreto.com.br/smb@terra.combr/@soniamennabarreto
@dilaoliveira.galeria/ (11) 3898-6752/dilaoliveira.galeria@gmail.com
Dila Oliveira Galeria – Ministro Rocha Azevedo, 844 – Jardins – São Paulo – SP