Divulgação Neste domingo (18), o episódio inédito do Agro Nacional visita uma instalação fundamental para a produção de frangos: o incubatório. Com pautas sobre questões do campo e do agronegócio, o programa vai ao ar às 9h, na TV Brasil, e mostra todas as etapas, desde a chegada dos ovos até os cuidados após a eclosão dos pintinhos, processos necessários ao bom desenvolvimento dos embriões para que se tornem animais saudáveis.
Ainda durante a edição, a atração da emissora pública revela como é a cadeia produtiva do cacau e quais são os principais desafios dos produtores. A matéria destaca que, com uma boa assistência técnica e mais acesso ao crédito rural, a cadeia produtiva ainda pode crescer.
O público também vai conferir a história vencedora de um cavalo Mangalarga Marchador, o Comandante Elfar. Em 2019, o animal foi campeão dos campeões da 38ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador.
Outra reportagem mostra um sistema que integra pecuária regenerativa e agricultura de alta tecnologia em suas fazendas. No processo, o Grupo Roncador prioriza quatro pês: plantas, pecuária, pessoas e planeta.
Em uma matéria especial, o Agro Nacional aponta que o Pantanal é um dos menores biomas do Brasil e ocupa menos de 2% do nosso território, mas, apesar do tamanho relativamente pequeno – comparado com a Amazônia, por exemplo -, é o ecossistema mais preservado do país e mantém 84% de sua paisagem original.
Neste episódio, a atração inédita aborda ainda a importância dos cuidados com o casco dos cavalos. Como o animal pesa, em média, meia tonelada, algumas dicas são importantes para que os equinos tenham um casco saudável para sua sustentação.
Durante o programa de domingo, duas histórias também ganham destaque entre as pautas: a de Alessandro, um médico veterinário que se tornou suinocultor e está na atividade desde 2009, e outra de uma família que começou seu sonho criando 15 mil aves e hoje já tem 110 mil animais alojados.