Novela Pantanal 2022 (Foto: Divulgação / Globo)Confira o resumo da novela Pantanal (de 16/09 a 01/10/2022) e fique por dentro dos próximos capítulos da nova novela das 21h da TV Globo, substituta de Um Lugar ao Sol. A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.
RESUMO DA NOVELA PANTANAL Capítulo 145, segunda, 12 de setembro Tenório escuta Zuleica dizer a Renato que Marcelo não é seu irmão por parte de pai. Tenório exige uma explicação de Zuleica. Maria Bruaca avisa a Alcides que depois do divórcio eles ficarão juntos. Alcides diz a Maria Bruaca que deseja ver Tenório morto.
Muda insiste para Tibério matar Tenório. Alcides sonha com Trindade, dizendo ao peão para não se esquecer de seu pai. Tenório avisa a Solano que ele foi pago para executar o serviço.
Capítulo 146, terça, 13 de setembro Filó não se conforma com decisão de Juma de parir com a ajuda do Velho do Rio. Zuleica pensa em voltar com os filhos para São Paulo. José Leôncio fica surpreso quando Jove lhe conta que José Lucas deu uma aula de política para o prefeito e vereadores. A família de Tenório estranha a trégua de paz que o grileiro propõe.
Guta e Marcelo tentam convencer Maria Bruaca a negociar com Tenório. Tenório orienta Solano a tirar as vidas de José Leôncio e seus filhos de uma só vez. Solano ensina Renato a atirar. Irma pressente que haverá morte. Juma aconselha Zefa a conversar com Tadeu. Zefa decide voltar para a fazenda de Tenório.
Tadeu se nega a seguir o conselho de Filó e não pede desculpas a Zefa. Renato tem segundas intenções com Zefa. José Leôncio diz a Jove que está começando a levar as propostas de José Lucas a sério. Renato tenta seduzir Zefa. Alcides diz a Maria Bruaca que Tenório quer enganá-la. Filó se sente culpada pelas coisas que disse a Zefa. Tenório aceita dar o salário pedido pela funcionária, se ela lhe confirmar se Maria Bruaca dorme com Alcides.
Veja também os resumos de:
O Cravo e a Rosa A Favorita Mar do Sertão Cara e Coragem Capítulo 147, quarta, 14 de setembro Tenório visita José Leôncio. Tenório pede a José Leôncio e Mariana que convençam Maria Bruaca a deixar a fazenda de fora na divisão de bens. Muda atiça Alcides contra Tenório. Juma comenta com Mariana que não gostou de Solano. O Velho do Rio deixa claro para Juma que é importante ela estar na tapera na hora do parto. Zefa reage ao assédio de Renato.
Capítulo 148, quinta, 15 de setembro Depois, observa sua conversa com Solano e se assusta. José Leôncio avisa que Maria Bruaca conseguiu o divórcio e que abriu mão da fazenda. Ela diz a Alcides que eles começarão a vida no Sarandi, e pede para o peão esquecer a vingança contra Tenório. Renato questiona Tenório sobre a herança de Zuleica. Muda não gosta de saber que Maria Bruaca ficará com as terras que eram de sua família. Renato quer tirar a vida de Tadeu. José Leôncio demonstra cansaço, e deixa todos preocupados.
Zefa volta para a fazenda de José Leôncio. Guta conta a Zuleica e Tenório que Zefa foi embora porque Renato estava abusando dela. Zefa revela a José Leôncio que Solano é matador e que o fazendeiro está jurado de morte. Muda insiste para Tibério fazer alguma coisa em defesa do patrão. Irma pressente que haverá duas mortes. Tenório repreende Renato. Maria Bruaca confirma para José Leôncio que o ex-marido seria capaz de mandar matá-lo.
Capítulo 149, sexta, 16 de setembro Filó pede que José Leôncio não saia de casa. Juma sugere que Jove e os irmãos tirem a vida de Tenório. Alcides ameaça Solano, enquanto Zaquieu procura a arma no quarto do matador. Zuleica repreende Renato pelo assédio a Zefa. Alcides faz Solano refém e o leva para a fazenda de José Leôncio. Renato desmoraliza Zefa, e José Leôncio expulsa a moça de sua fazenda. Ari confirma para José Leôncio que não existe nada contra Solano registrado na polícia. José Leôncio diz aos filhos que deve desculpas a Tenório.
Capítulo 150, sábado, 17 de setembro Marcelo e Guta comunicam a José Leôncio que Solano foi demitido porque estava realmente armado. Zaquieu assume ter prendido Solano, deixando Alcides livre da responsabilidade. José Leôncio pede desculpas a Zefa. Irma deixa todos atônitos ao afirmar que Solano mentiu quando disse que iria para Aquidauana. Tadeu deixa claro que não quer se casar. Muda diz a Juma que pressente morte na fazenda. Solano se abriga na tapera, sem saber que é a casa de Juma. Zuleica acusa Tenório de sentir ciúme de Maria Bruaca. No instante em que Solano vai sacar a arma, as luzes da tapera se extinguem por completo.
Novela Pantanal: Resumo semanal de 19 a 24 de setembro de 2022 Capítulo 151, segunda, 19 de setembro José Leôncio encontra a arma de Solano no barco que Juma deixou na tapera. José Leôncio e José Lucas confrontam Tenório sobre Solano. Juma diz a Irma que o Velho do Rio virou sucuri e engoliu Solano. Filó diz a Tadeu que está preocupada com o cansaço de José Leôncio.
Renato descobre informações sobre a atuação de Tenório no Sarandi. Renato aconselha Tenório a esquecer a ideia de matar os Leôncio. Maria Bruaca diz a Filó que sente pena de Tenório depois da morte de Roberto. Marcelo coloca Tenório contra a parede e pede explicações ao pai sobre a contratação do pistoleiro Solano.
Capítulo 152, terça, 20 de setembro Tenório nega para Marcelo que tenha dado ordem a Solano para matar e diz ao filho que deseja viver em paz. Zaquieu revela a Alcides que todo seu esforço é para ficar perto do peão. Tenório entrega para Maria Bruaca as escrituras das terras do Sarandi. Tenório surpreende a todos com a forma gentil com que trata Maria Bruaca. Muda se nega a servir Tibério. Mariana deixa Irma arrasada ao dizer que Trindade deve ter se esquecido dela. Mariana percebe que Juma saiu do quarto para ir à tapera ter sua filha. Juma não vê que Solano está à espreita, esperando o momento para atentar contra ela.
Capítulo 153, quarta, 21 de setembro Solano rende Juma e pergunta pelo Velho do Rio, ameaçando a moça. Juma fica possessa quando Solano confirma que atirou no Velho do Rio. Irma pressente que Juma precisa de ajuda. Solano se depara com uma onça, que o cerca dentro da tapera. Muda se assusta ao ver Juma arrastando o corpo de Solano. O Velho do Rio está sem forças por causa do tiro que levou de Solano. José Leôncio vai com Alcides avisar a Tenório da morte de Solano. Muda pede para Juma matar Tenório. Marcelo desconfia de Tenório. Alcides critica Maria Bruaca por acreditar em Tenório. Irma diz a José Lucas que acha que Solano morreu nas garras da Juma.
Capítulo 154, quinta, 22 de setembro José Lucas diz a Irma que talvez ela não esteja pronta para esquecer Trindade. Juma ameaça Jove, diante da insistência do marido de tirá-la da tapera. Mariana fica desesperada ao concluir que o filho de Irma nascerá antes da hora. Juma tem sua filha com a ajuda do Velho do Rio. Juma avisa a Jove que ficará na tapera com a filha. Irma afirma a José Lucas que o filho dela só nascerá com a presença do pai. Eugênio tem a impressão de ter visto Trindade em sua chalana. Irma tem uma visão com Trindade, que liberta o filho de qualquer vínculo e o entrega nos braços de Irma. Filó fica perplexa ao saber por Irma que Trindade fez seu parto.
Capítulo 155, sexta, 23 de setembro Trindade diz a José Lucas que seu caminho é viver ao lado de Irma. Juma diz a Jove que voltará para a fazenda. Juma deixa José Leôncio levar a neta nos braços a galope, como o sogro fez com Jove. Juma acerta com Muda que se transformará em onça para matar Tenório. José Leôncio se preocupa com o cansaço que sente, mas não aceita fazer exames, mesmo com a insistência dos filhos. José Leôncio avisa a Tibério e aos peões que sairá com a próxima comitiva. Filó comenta com Tadeu e Zaquieu que José Leôncio pode acabar morrendo ao querer provar que está bem.
Capítulo 156, sábado, 24 de setembro Zé Lucas diz para o pai que pretende se casar com Irma e pretende registrar o menino como seu filho. Maria bruaca visita a filha e é bem recebida por Zuleica. Alcides espera por ela na beira do rio. Alcides e Maria aproveitam a ida à fazenda para relembrar os momentos que passaram junto, mas são surpreendidos por Tenório que, de arma em punho ameaça matar os dois. Anoitece, e na fazenda todos se preocupam com a demora de Maria e Alcides.
Enquanto isso, os dois estão amarrados e o fazendeiro ameaça castrar o peão. A obsessão da “Muda” começa a abalar seu casamento com Tibério que se recusa a matar uma pessoa para que ela se sinta vingada. Desesperada, Maria suplica ao ex- marido para que não mutile Alcides e diz que está disposta a lhe devolver as terras do Sarandí. Porém, Tenório só pensa em destruir a vida dos dois e diante de Maria castra o peão. Depois, ameaça jogá-lo para as piranhas se ela não se “deitar” com ele.
Novela Pantanal: resumo semanal de 26 de setembro a 01 de outubro de 2022 Capítulo 157, segunda, 26 de setembro José Lucas avisa a José Leôncio que assumirá o filho de Irma, e fica aliviado quando o pai consente em colocar o seu sobrenome na criança. Guta diz à mãe que não confia em Alcides. Maria Bruaca avisa a Guta que irá para o Sarandi antes de o neto nascer. Tibério e Muda se desentendem por causa da vingança contra Tenório. Tenório rende Maria Bruaca e Alcides, e tortura o peão. Alcides diz a Maria Bruaca que Tenório o marcou para sempre. Alcides e Maria Bruaca inventam que foram atacados por uma onça, para justificar seu desaparecimento. Zaquieu questiona Alcides e Maria Bruaca sobre o que aconteceu com eles.
Capítulo 158, terça, 27 de setembro Zaquieu estranha a falta de reação de Alcides. Muda fica surpresa com a reação de Tibério diante da possibilidade de separação do casal. Filó insiste para que José Leôncio faça exames de saúde. José Leôncio promete consultar o médico, caso Filó o acompanhe. Alcides está deprimido. Tadeu se sente preterido por José Leôncio, e reclama com Zefa. Filó diz a Jove que só entra no avião se Tadeu pilotar o veículo. Filó fica triste ao ouvir José Leôncio chamar Tadeu de ignorante. José Leôncio se nega a viajar com Tadeu. Guta entra em trabalho de parto. Alcides afirma para Tibério que pretende matar Tenório.
Capítulo 159, quarta, 28 de setembro Alcides diz a Tibério que se tornará um matador. Renato se impressiona com a emoção de Tenório ao saber que o neto nasceu. José Lucas pede Irma em casamento. José Leôncio sente cansaço e resolve viajar para São Paulo com Jove, a fim de fazer exames. Alcides diz a Maria Bruaca que não tem nada mais a oferecer em troca do amor que ela sente por ele. Alcides pede a Zaquieu que consiga a zagaia de José Leôncio. Maria Bruaca confidencia a Filó a profunda tristeza que sente.
Capítulo 160, quinta, 29 de setembro José Lucas garante a Tadeu que a sela de Joventino é dele, e aconselha o irmão a usá-la. Mariana comenta com Irma que José Lucas é muito honesto e íntegro para ser político. Muda sente o desprezo de Tibério por ela. Zefa flagra Zaquieu no quarto de José Leôncio procurando a zagaia. Filó comemora ao saber por Ari que o resultado dos exames de José Leôncio foi ótimo. Maria Bruaca aconselha Muda a voltar para Tibério e esquecer a vingança, garantindo à moça que Alcides vai matar Tenório. Filó fica intrigada quando Ari lhe comunica que José Leôncio a colocou como sócia da empresa. José Lucas avisa que Jove e José Leôncio pegaram mau tempo pelo caminho. Alcides desabafa com Zaquieu, que o aconselha a procurar ajuda. Todos estão apreensivos à espera de José Leôncio e Jove.
Capítulo 161, sexta, 30 de setembro José Leôncio elogia o desempenho de Jove e o responsabiliza pelos dois chegarem a salvo à fazenda. José Leôncio afirma a si mesmo que não fará a cirurgia que o médico indicou. Muda promete dizer a Zaquieu onde está a zagaia se o peão garantir que a arma será usada para matar Tenório. Prometendo guardar segredo, Juma conta a Filó que o Velho do Rio afirmou que Tadeu não é seu neto biológico. José Leôncio repreende Tadeu por ter usado a sela do avô Joventino. Tadeu avisa ao pai que só casa com Zefa se José Leôncio se casar com Filó. José Leôncio cavalga com Jove atrás de um gado, realizando o sonho que tinha quando o filho nasceu. Maria Bruaca fica comovida ao saber por Marcelo que o neto nasceu.
Capítulo 162, sábado, 01 de outubro Tenório não gosta de saber que Maria Bruaca ainda está na fazenda de José Leôncio. Alcides insiste na ideia de que não pode mais ficar junto a Maria Bruaca. Alcides se surpreende com a decisão de Zaquieu de ajudá-lo a matar Tenório. Tenório não deixa Marcelo buscar Maria Bruaca para conhecer o neto, afirmando que a ex-mulher não entra mais em sua fazenda. Ari avisa a José Leôncio que o médico está cobrando os exames que o fazendeiro não fez. José Leôncio declara seu amor a Filó. Filó se preocupa com a decisão de José Leôncio de participar de uma comitiva com os três filhos. Alcides e Zaquieu estão de tocaia, na fazenda de Tenório, esperando o grileiro para atacá-lo.
*O resumo da novela Pantanal é disponibilizado pela TV Globo e pode sofrer alterações de acordo com a edição realizada pela emissora.
CAPÍTULOS ANTERIORES Capítulo 139, segunda, 05 de setembro José Lucas diz a Irma que precisa do apoio de José Leôncio para ser político. O Velho do Rio visita a fazenda de José Leôncio. José Leôncio aceita que José Lucas embarque na carreira política. Guta diz a Marcelo que Tenório está cada vez mais desconfiado. Alcides sente orgulho de Zaquieu. Tenório pensa em tirar a vida de Alcides.
José Leôncio e José Lucas conversam sobre política. O Velho do Rio diz a Juma que ela está grávida de uma menina e que vai pari-la na água, como Maria Marruá. Tadeu anuncia o regresso da comitiva. Maria Bruaca incentiva Zefa a ir ao encontro de Tadeu. Um matador chamado Solano, contratado por Tenório, chega ao Pantanal.
Capítulo 140, terça, 06 de setembro Tibério e Tadeu elogiam Zaquieu para José Leôncio. Tenório orienta Solano para dizer que veio para ser peão. Tenório dá os nomes de José Leôncio e dos filhos e de Maria Bruaca e Alcides para Solano. Zuleica desconfia de Tenório. Solano atira em José Lucas. José Lucas desfalece, antes de ver a pessoa que o arrasta pela selva.
Capítulo 141, quarta, 07 de setembro José Leôncio, os filhos e os peões saem em busca de José Lucas. O Velho do Rio retira a bala de José Lucas. Irma sente que José Lucas está vivo em um lugar seguro. Mariana fica assustada com as premonições de Irma. Juma e Jove vão até a tapera e encontram vestígios de sangue na rede. José Leôncio fica arrasado com a falta de notícias de José Lucas. Alcides diz a Zaquieu que acha que José Lucas está morto. Guta desconfia de Solano.
Irma afirma que José Lucas não está morto, mas não será encontrado. O Velho do Rio ignora os chamados de Juma. Alcides diz a Tadeu e Tibério que tem certeza de que José Lucas levou o tiro ouvido por ele. O Velho do Rio diz a José Lucas que lhe conta o segredo da vida, caso o homem decida ficar com ele. José Leôncio vê José Lucas. Todos da fazenda ficam chocados quando José Lucas conta que o Velho do Rio o salvou.
Capítulo 142, quinta, 08 de setembro Tenório descobre que Marcelo e Guta estão dormindo juntos. Solano se sente ameaçado por Roberto, e o afoga nas águas do rio. Zuleica fica devastada ao saber da morte de Roberto. Irma se abre com José Lucas e revela que está vendo e ouvindo coisas. Tenório se desespera com a perda do filho. José Leôncio diz a Guta e Marcelo que irá procurar por Roberto. Tenório manda Solano encontrar Roberto. Ari avisa a José Leôncio que o corpo de um menino com a descrição de Roberto foi encontrado no rio por um vizinho.
Capítulo 143, sexta, 09 de setembro Marcelo comunica à família que o corpo é de Roberto. Tenório cobra de Solano a verdade sobre a morte de Roberto. Irma diz a Mariana que pressente mais tragédias. Filó sugere que José Leôncio faça exames em São Paulo, depois que ele sente um cansaço. Guta diz a Tenório que está esperando um filho. Marcelo questiona Solano, ao flagrar uma arma nos pertences do peão. Solano diz a Marcelo que Tenório lhe deu a arma para ser usada em caso de defesa. José Leôncio e José Lucas conversam sobre a viabilidade de se criar uma escola-chalana para as crianças. José Lucas convida Irma para ser professora e seguir a vida a seu lado.
Capítulo 144, sábado, 10 de setembro Renato fica sabendo por Solano que Tenório encomendou a morte de José Leôncio e dos filhos, além de Maria Bruaca e Alcides. Irma fica feliz por Mariana aprovar seu relacionamento com José Lucas. Tenório procura Renato, depois que Solano revela que contou tudo ao filho do grileiro. Tenório conta a Renato que quer as terras de José Leôncio. Renato leva Solano para conhecer José Leôncio.
SINOPSE Pantanal vai ao ar de segunda a sábado, às 21h30, na TV Globo.A novela conta a trajetória do peão Joventino e José Leôncio, seu filho de dez anos. Os dois se estabelecem na região do Pantanal do Mato Grosso, com Joventino se tornando um importante fazendeiro, detentor de um grande rebanho de gados. Já adulto, Zé Leôncio (Renato Góes) realiza uma viagem em comitiva com outros peões, mas quando retorna descobre que Joventino havia desaparecido no Pantanal, após sair sozinho para caçar bois selvagens. Apesar dos esforços para encontrar seu genitor, o rapaz não tem sucesso. Ele então decide fazer a promessa de traria um boi no laço todos os dias para a fazenda, só para ter a esperança de encontrar o pai. Dessa forma, Leôncio se torna um dos principais criadores de gado da região.
Após alguns anos, Zé Leôncio viaja ao Rio de Janeiro para cobrar uma dívida. No local, ele conhece Madeleine (Bruna Linzmeyer), por quem se apaixona, e a leva para morar com ele no Pantanal. Porém, a jovem é acostumada com a vida urbana e não se adapta à realidade rural. Ela engravida e dá à luz a Joventino Neto, nome em homenagem ao avô por parte de pai. Dois anos depois, Madaleine decide fugir com o filho para o Rio de Janeiro, enquanto o marido está em uma viagem de trabalho. Ao descobrir, Leôncio vai atrás da mulher, mas é convencido por ela a não levar a criança. Em seguida, o fazendeiro retorna ao Pantanal e passa a viver com Filó (Dira Paes), sua empregada, que já tinha um filho, Tadeu. Zé reconhece Tadeu como seu afilhado, considerando ele como seu filho.
Já adulto, Jove (Jesuíta Barbosa) retorna para o Pantanal para conhecer o pai, mas os dois não conseguem se entender, tendo em vista que o pai o considera afeminado. Revoltado, o jovem decide voltar para o Rio de Janeiro. Contudo, durante sua passagem pela fazenda, ele acaba se apaixonando por Juma Marruá (Alanis Guillen), uma moça criada como selvagem pela mãe, Maria Marruá (Juliana Paes). Assim como a mãe, ela costuma se transformar em onça quando ameaçada. O filho de Leôncio decide levar Juma junto com ele para a cidade. Ela, porém, não se adapta à nova realidade e eles retornam ao Pantanal. Joventino Neto agora está disposto a se adaptar ao estilo de vida rural. O rapaz passa a se entender com o pai e com Juma e vai surpreender a todos ao se tornar um grande peão pantaneiro.
Vale destacar que a novela Pantanal é repleta de histórias místicas. Além de Juma, que se transforma em onça, existe também o Velho do Rio. Essa figura enigmática é um curandeiro idoso tido como protetor, pai de todas as sucuris. Comenta-se que ele se transforma em uma sucuri gigante. O povo da região comenta, ainda, que ele é Joventino, o pai desaparecido de Zé Leôncio.
ELENCO E PERSONAGENS Marcos Palmeira como José Leôncio José Leôncio (Marcos Palmeira)Filho de Joventino, José Leôncio segue os caminhos do pai e se torna um grande fazendeiro da região do Pantanal de Mato Grosso. É esforçado e se dedica ao máximo aos negócios. Porém passa a ter uma vida amargurada após o Joventino durante uma caçada na floresta. É pai de Pai de Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos).
Jesuíta Barbosa como Joventino Neto Jove (Jesuíta Barbosa)Filho de José Leôncio e Madaleine (Karine Teles), Joventino Neto é um rapaz totalmente diferente de seu pai. Apesar de ter nascido no Pantanal, o jovem cresceu na cidade grande juntamente com sua mãe. Ele conhece Juma Marruá (Alanis Guillen) e vive um grande amor com ela.
Alanis Guillen como Juma Marruá Juma Marruá (Alanis Guillen)Juma Marruá é uma mulher selvagem que costuma se transformar em onça quando ameaçada. Filha Gil (Enrique Diaz) e Maria Marruá (Juliana Paes), ela é criada como uma selvagem pela mãe após o assassinato de seu pai. Conhece Jove e se casa com ele.
Juliana Paes como Maria Marruá Maria Marruá (Juliana Paes)Mulher sofrida que viu seus três filhos homens serem assassinados. Após fugir para o Pantanal, acaba engravidando de Juma Marruá. É mulher de Gil, que também acaba sendo perdendo a vida por causa de briga por terras.
Osmar Prado como Joventino (Velho do Rio) Velho do Rio (Osmar Prado)Figura mística da novela, o Velho do Rio é o espírito de Joventino, pai de José Leôncio. Uma espécie de guardião do Pantanal. Apresenta-se vezes em forma de gente, vezes em forma de sucuri, a maior de todas que já se viram pela região.
Outros nomes: Dira Paes – Filó
Irandhir Santos – José Lucas Leôncio / José Lucas de Nada / Joventino Leôncio (jovem);
Karine Teles – Madeleine Braga Novaes;
Caco Ciocler – Gustavo Sousa Aranha;
Camila Morgado – Irma Braga Novaes;
José Loreto – Tadeu Aparecido Leôncio;
Paula Barbosa – Josefa Sá (Zefa);
Murilo Benício – Tenório Nogueira;
Isabel Teixeira – Maria Nogueira (Maria Bruaca);
Julia Dalavia – Maria Augusta Nogueira (Guta);
Lucas Leto – Marcelo Nogueira;
Aline Borges – Zuleica;
Juliano Cazarré – Alcides;
Gabriel Santana – Renato Nogueira (Reno);
Cauê Campos – Roberto Nogueira (Beto);
Gabriel Sater – Xeréu Trindade;
Leandro Lima – Levi;
Silvero Pereira – Zaquieu;
Selma Egrei – Mariana Braga Novaes;
Guito – Tibério;
Almir Sater – Eugênio Chalaneiro;
Erom Cordeiro – Lúcio;
Bella Campos – Maria Rute (Muda);
E outros.
O AUTOR Foto: ReproduçãoBruno Luperi, 32, é autor de telenovelas brasileiro, neto de Benedito Ruy Barbosa e filho da roteirista Edmara Barbosa. Ele foi um dos autores da novela “Velho Chico”, exibida na TV Globo em 2016. Bruno é o responsável pelo remake de Pantanal, obra criada por seu avô em 1990, na Manchete.
Em suas redes sociais, ele explicou que não pretendia mudar tanto assim a história original, mas que faria algumas adaptações. “Muita gente perguntou sobre as mudanças que farei na adaptação de ‘Pantanal’. Embora se trate de um remake, serei fiel a versão original. Não à toa, o meu processo começa na leitura minuciosa e análise de cada um dos 209 capítulos escritos pelo Benedito. É natural que algumas situações, hoje, estejam fora de contexto, mas a estrutura dramática é atemporal. Por isso, depois de todos esses anos, o Pantanal segue vivo no imaginário de todos nós”, escreveu o autor.
TRILHA SONORA DE PANTANAL TEMA DE ABERTURA Música: “Pantanal”
Artista: Maria Betânia
FICHA TÉCNICA TÍTULOPANTANAL GÊNERODRAMA, ROMANCE E REALISMO FANTÁSTICO EMISSORATV GLOBO AUTORBENEDITO RUY BARBOSA, ADAPTADA POR BRUNO LUPERI DIREÇÃO ARTÍSTICAROGÉRIO GOMES DIREÇÃO GERALWALTER CARVALHO, DAVI ALVES, BETA RICHARD E NOA BRESSANE ESTREIA28 DE MARÇO DE 2022 HORÁRIO21H30 Nº DE CAPÍTULOSPOR VOLTA DE 150 CAPÍTULOS TEMA DE ABERTURA”PANTANAL”, POR MARIA BETÂNIA META DE AUDIÊNCIA30 PONTOS