A Comlurb, em parceria com o biólogo Mário Moscatelli, iniciou na manhã deste sábado (24/09) uma campanha de conscientização para que a população colabore na manutenção da limpeza das lagoas do Rio de Janeiro. A primeira aconteceu na altura do Parque da Catacumba, nas margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. O evento, que contou com a participação do Chegando de Surpresa, grupo de garis que usam a música e a dança em campanhas de conscientização, e de Renato Sorriso, foi acompanhado pelo presidente da Comlurb, Flavio Lopes.
“É sempre um prazer estar com o Mário Moscatelli. Estamos fazendo essa campanha hoje na Lagoa Rodrigo de Freitas, mas vamos levar a ação para outros complexos de lagoas. O objetivo é conscientizar a população para fazer com os resíduos parem de chegar de forma irregular nas lagoas, que acaba degradando o meio ambiente. O processo de limpar é muito mais caro, é mais difícil. Então quanto mais conscientização a gente tiver, menos resíduos vão chegar e mais fácil vai ser manter limpo e melhor para o meio ambiente”, disse o presidente da Comlurb, Flavio Lopes.
A Comlurb mantém outras parcerias com Mário Moscatell. Uma equipe de garis ajudou o biólogo no ano passado, durante quatro meses, na manutenção, poda e recolhimento dos resíduos da área de manguezais da própria Lagoa Rodrigo de Freitas. Atualmente o trabalho é feito por Moscatelli com equipe própria. O biólogo também trabalha no replantio dos manguezais na área do Aterro Metropolitano de Gramacho, contratado pela empresa Statled Engenharia, atual gestora do contrato de revitalização do espaço. Atualmente, são 130 hectares, ou 1,3 milhão de m², o que equivale a cerca de 130 campos de futebol do tamanho do Maracanã.
“As pessoas tem que entender que comeu sua marmita, sua quentinha, não é para jogar na margem da Lagoa Rodrigo de Freitas. Comeu sua bala, não é para jogar na rua. O vento traz tudo aqui para dentro da Lagoa e mata os animais. O animal morrendo, a degradação ambiental não é boa para o quiosqueiro porque não vai ter ecoturismo, não vai ser bom para o peixe, não vai ser bom para o pescador, não vai ser bom para ninguém. Então não tem motivo para a gente continuar sabotando a cidade do Rio de Janeiro”, enfatizou o biólogo Mário Moscatelli.
A Comlurb atua na limpeza da Lagoa Rodrigo de Freitas diariamente com barcos na limpeza do espelho d´água removendo galhos, lixo, e, quando há proliferação de algas, promove a ceifada, a uma profundidade de 1m a 1,5 m. No verão, estes serviços são intensificados. A Companhia também mantém o serviço de coleta náutica, com catamarãs, nas sete ilhas da Barra da Tijuca, todas segundas, quartas e sextas-feiras, com coleta de lixo porta a porta, varrição, capina, roçada, remoção de entulho e galhadas e de bens inservíveis