A tradicional Feira Rio Antigo, Patrimônio Imaterial Cultural do Estado do Rio, realizada todos os sábados, das 10h às 19h, na Rua do Lavradio, receberá neste fim de semana o grupo de samba Alto Partido no projeto Lavradio Musical – novidade que ocupa o espaço do Jazz na Feira com uma série de shows com estilos que vão do jazz ao samba. Na semana seguinte, dia 29, não haverá feira, excepcionalmente. O projeto Lavradio Literário, que acontece todo 1º sábado do mês, com diversas atrações culturais, entre performances e lançamento de livros, está confirmado no dia 5 de novembro.
Com uma nova proposta musical para a feira, o evento Lavradio Musical conta com shows variados do jazz ao samba, para levar muita música e alegria aos frequentadores da Feira, além de fomentar a arte e a economia criativa. Quem se apresenta neste sábado, dia 22, fechando a temporada de outubro, é o grupo Alto Partido. Idealizado por Luciano Maia (Cavaquinho e Voz), o grupo é formado por Thiago Almeida (Percussão e Vocal), Thiago Aquino (Reco), Saulo Sanchez (Violão 7 cordas) e Luís Carlos (Pandeiro e Vocal). O Alto Partido tem como marca registrada o repertório que alia muito bem o samba de terreiro, o partido alto, o samba de roda, o samba sincopado, a bossa-nova e a MPB. Exalta os grandes nomes da nossa música em todos os gêneros, os presentes poderão ouvir, Adoniran Barbosa, Geraldo Pereira, Djavan, Caetano, Gilberto Gil, Chico Buarque, Martinho da Vila, Eduardo Gudin, Paulo César Pinheiro e muitos outros.
A Feira Rio Antigo vai das 10h às 19h, com barracas que oferecem produtos diversos, de móveis a roupas e acessórios até objetos de decoração. E o clima fica ainda mais descontraído com a exposição dos lojistas, antiquários, expositores e dos bares e restaurantes locais – onde o público pode aproveitar para tomar uma caipirinha, petiscar ou almoçar –, que colocam mesas e cadeiras ao ar livre. Vale ressaltar, em tempo de pandemia, que todos estão obedecendo as Regras de Ouro da Prefeitura do Rio.
A feira acontecia todo primeiro sábado de cada mês, enchendo as ruas da Lapa de turistas, moradores e passantes para aproveitar o dia no local, passeando pelas barracas e bares. Devido a pandemia, e com o intuito de seguir as medidas protetivas de combate à covid, a associação responsável conseguiu junto à Prefeitura a autorização para realizar a feira semanalmente. Agora, todos os sábados a Rua do Lavradio recebe a Feira Rio Antigo, com o intuito de espaçar o público e diminuir o número de expositores. A rua centenária, que abriga casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows, oferece uma programação descontraída para quem quer conhecer a história da cidade e se divertir sem gastar nada.
Serviço:
Feira Rio Antigo
Rua do Lavradio
Todos os sábados, das 10h às 19h
Tel.: 98207-0222
Programação completa:
LAVRADIO MUSICAL
Outubro 2022
Das 16h às 17h15
22 – Samba com Alto Partido
Projeto Lavradio Musical
O evento Lavradio Musical é gratuito e visa levar boa música e fomentar a cultura no Centro do Rio. O projeto é uma parceria de Mônica Silva, CEO do Palcos do Rio e sócia do Pub Panqss, uma pequena casa de arte que promove seções de Jazz em Botafogo, em parceria com Plinio Froés, diretor do Polo Novo Rio Antigo, empresário, produtor cultural e sócio de casas como Rio Scenarium, Santo Scenarium e Mangue Seco, conhecidas mundialmente pela boa música, gastronomia e cenários incríveis. “Lavradio Musical é um projeto incrível que dará voz a músicos cariocas e de outros estados levando a boa música e o entretenimento ao Centro do Rio”, conta Mônica Silva.
Sobre a Feira do Lavradio
A Feira Rio Antigo é um evento turístico/cultural tradicional da Rua do Lavradio, que há 25 anos prima pela requalificação sociocultural do Rio Antigo, organizado pela Associação Polo Novo Rio Antigo, e tem a diversidade como sua principal característica. Ela se firmou no cenário cultural da cidade, encantando os visitantes com um belo passeio ao passado. A rua centenária é conhecida por abrigar casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows. A Rua do Lavradio, primeira rua residencial da cidade, aberta em 1771 pelo Vice-Rei Marquês do Lavradio, abraça este evento