Apesar de ter vencido a disputa nacional, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva não saiu vitorioso das urnas do Rio de Janeiro, terceiro estado com maior número de eleitores no país. O domicílio eleitoral de Jair Bolsonaro deu mais votos ao atual presidente na contagem geral do estado e em 72 dos 92 municípios. Ao final da apuração, 56,53% dos eleitores fluminenses escolheram Bolsonaro, contra 43,47% dos votantes que optaram por Lula.
Dos mais de 12.800 milhões de eleitores aptos no Rio de Janeiro, quase 9 milhões e 980 mil compareceram às urnas, resultando em uma abstenção de 22,24%, menos do que no primeiro turno.
Bolsonaro também venceu na capital do estado, mas com uma porcentagem menor: 55,66 contra 47,34%. Entre as zonas eleitorais da cidade do Rio, o atual presidente teve a maior votação no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste, conquistando 64,10% dos eleitores. Já o presidente eleito Lula foi melhor votado na área do bairro de Laranjeiras e arredores, na Zona Sul, com 65,73% dos votos.
Bolsonaro teve ainda votação expressiva em 4 das 5 cidades mais populosas do estado e em 18 dos 19 municípios da Região Metropolitana. A exceção, em ambos os casos, foi Niterói, município ao lado da capital, onde Lula venceu com 51,21% do votos.
Mas os municípios em que ambos os candidatos tiveram as maiores votações ficam no interior. Em São José do Vale do Rio Preto, cidade de cerca de 22 mil habitantes, na região Centro Leste, Bolsonaro levou 78,15% dos votos. Já Lula teve seu melhor desempenho em Rio das Flores, no Vale do Café, que tem cerca de 10 mil moradores, onde o petista conquistou 64,69%.
Da Rádio Agência Nacional