Quando os usuários do VLT chegarem na estação Rodoviária na manhã desta sexta-feira, dia 4, encontrarão uma surpresa. Ao entrarem nas composições, vão se deparar com livros sobre os assentos que poderão ser levados para casa. A ação faz parte da comemoração do Dia Nacional da Língua Portuguesa (5 de novembro) e é resultado de parceria entre o VLT Carioca e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que teve apoio das editoras Cândido, Ediouro, Gregory, Lamparina, Ler Editorial, Litteris Editora, Morro Branco, Mórula, Panda Books, Synergia, The GiftBox e Valentina. As editoras foram responsáveis pela doação de mil livros de diferentes gêneros literários. Uma nova etapa de distribuição está prevista para acontecer até o fim do ano.
O principal objetivo das instituições envolvidas com a ação Viaje na Leitura é estimular o hábito de leitura entre os cariocas. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, 48% dos brasileiros com cinco anos de idade ou mais não são leitores.
“Quando o livro consegue atingir de maneira democrática os trabalhadores e estudantes numa ação inesperada, este ato simbólico de ter acesso facilitado às obras ganha mais alcance e pode funcionar como estímulo à criação do hábito da leitura”, afirmou o presidente do SNEL, Dante Cid.
Para o diretor executivo do VLT, Paulo Ferreira, a parceria é vista de forma muito positiva e permite uma oferecer uma experiência completa aos usuários. “O VLT Carioca é uma empresa de mobilidade humana, assim como outras concessionárias do Grupo CCR, e por isso nossa preocupação vai além do deslocamento de passageiros. Queremos oferecer oportunidades, e facilitar o acesso à leitura faz parte disso”, incentivou o diretor.
Sobre o VLT
Um dos símbolos da mudança na dinâmica de mobilidade do Rio de Janeiro, o VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) é uma PPP (Parceria Público Privada) da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável pela implantação, operação e manutenção do Veículo Leve sobre Trilhos no Centro e Região Portuária do Rio. O sistema faz a conexão com todos os meios de chegada ao Centro do Rio, atendendo aos usuários dos diversos sistemas de transporte públicos com a função de agilizar seu deslocamento na área central da cidade. O sistema se conecta a terminais de ônibus, metrô, trens e barcas, além do Porto do Rio, Aeroporto Santos Dumont e da Rodoviária Novo Rio.
O sistema conta com 3 linhas, totalizando 26 paradas e 3 estações em operação. Sem catracas, o VLT estabelece uma relação de confiança com o usuário ao incentivar o pagamento de forma espontânea no interior dos veículos. Sem catenárias, o sistema reafirma o compromisso do Rio com a preservação do cenário urbano e a inovação tecnológica, além de interligar a região portuária ao centro financeiro da cidade de uma forma mais rápida, segura e sustentável.