A Comlurb preparou um esquema especial de limpeza para a 27ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, em Copacabana, no próximo domingo (27/11), com início previsto para às 14h.
Serão 384 garis e 53 agentes de limpeza urbana divididos em três turnos, desde as 7h de domingo até as 6h de segunda-feira. O trabalho consiste na limpeza e manutenção da pista da Avenida Atlântica e ruas transversais, incluindo os acessos às estações de metrô Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, com serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e dos 600 contêineres colocados em toda orla do bairro.
Os garis atuarão na pista, na ciclovia, no calçadão e nas areias, antes, durante e após o evento. As equipes operacionais contarão com apoio de cinco caminhões compactadores, dois caminhões basculantes, quatro satélites e 12 veículos para lavagem das vias, com água de reuso. Além disso, duas varredeiras de médio porte e oito de grande porte vão auxiliar na varrição mecanizada, sendo duas pela manhã, na manutenção da área para a Parada, quatro que vão acompanhar o fim do desfile e mais duas que vão atuar durante a madrugada de segunda-feira, fechando a operação. A limpeza da areia vai contar com quatro tratores e dois implementos traseiros para peneirar a areia. A Companhia dará destinação final aos resíduos coletados, que serão levados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica