A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) – via Gerência de Livro e Leitura – reabre, nesta quinta-feira (8), a Biblioteca Cecília Meireles (@biblioteca_ceciliameireles) dentro da Lona Cultural Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá, depois de sofrer reparos e adequações para melhor atendimento ao público. Este é apenas um entre outros equipamentos da Prefeitura voltados à leitura reinaugurados pela SMC este mês. Também voltam a funcionar as bibliotecas Machado de Assis, em Botafogo, e Marques Rebelo, na Tijuca, além do Espaço de Leitura Moacyr Teixeira, na Areninha Sandra Sá, em Santa Cruz.
“A Biblioteca Cecília Meireles, reaberta num espaço mais adequado, traz novidades na sua dinâmica de funcionamento com uma estação de leitura na parte externa funcionando de segunda a sexta, das 10h às 17h, e também finais de semana, com empréstimo de livros, espaço para leitura e atividades artísticas, culturais e de letramentos”, destaca a gerente de Livro e Leitura da SMC, Sinara Rúbia..
Em breve, será a vez do Espaço de Leitura Alfredo Machado, na Sala Baden Powell, em Copacabana, entrar em cena. Este último será um espaço com delivery de livros via app Whatsapp Business e entregadores de bike. O serviço gratuito atenderá moradores de Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon, de segunda a sexta, das 10h às 18h. O nome é em homenagem ao centenário do criador da Editora Record, que forneceu 1,2 mil títulos e ainda equiparam a sala. A Record existe há 80 anos, hoje detentora de obras de autores como Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado e Affonso Romano Sant’Anna.
“A iniciativa faz parte de uma política de fomento à leitura, disseminação da informação, ampliação do conhecimento e facilitação da mobilidade, tendo em vista que o espaço de leitura em questão está localizado em Copacabana, bairro com a maior população idosa da cidade do Rio de Janeiro”, ressalta Sinara. A entrega do livro deve ocorrer em até dois dias a partir da data do empréstimo