O funk e a arte nas favelas. Este é o mote do Perifa Festival, que reúne uma série de atrações gratuitas no Espaço Cultural Sérgio Porto, Humaitá, nesta terça-feira, 13/12, das 16h às 21h. O objetivo é celebrar a cultura da periferia e apresentar na prática a potência do entretenimento e da arte desenvolvidos nos subúrbios do Rio. Na programação, totalmente gratuita e livre para todos os públicos, tem música, dança, grafite, rodas de conversa, feira gastronômica e experiências sensoriais.
Além disso, o Festival marca a formatura dos participantes do Aprendiz Cultural, programa da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável). São cem jovens de 18 a 24 anos responsáveis pela produção do evento, que conta com atrações artísticas da cena periférica carioca.
A ideia é mostrar aos convidados as habilidades desenvolvidas após quase um ano de curso, que inclui educação teórica e prática em eixos como sonorização, iluminação cênica, curadoria, comunicação, gestão cultural e captação de recursos. Ou seja, novos nomes que estão aptos para atuar no mercado de trabalho como agentes da cultura.
“As habilidades aprendidas durante o processo de formação desses jovens serão retratadas por eles neste evento. Foram investidos R$ 800 mil neste programa por intermédio das bolsas de incentivo, e é com muita satisfação que informamos que mais de 70% dos cem participantes já tiveram oportunidades remuneradas no mercado de trabalho”, informa Luiz Pinto, coordenador de projetos do CIEDS.
O Sérgio Porto será dividido em quatro ambientes, cada um deles com diversas atrações. Num deles, chamado Memórias Suburbanas, terá destaque a nostalgia do subúrbio, através de poesias, comidas típicas e histórias, levando o público a uma imersão no cotidiano das favelas.
Na programação também haverá a cerimônia de certificação dos Aprendizes Culturais e um bate-papo sobre a juventude periférica.
O encerramento será comandado pelo grupo Passinho Carioca, que promove o Baile do Porto, recriando a atmosfera dos bailes funk da cidade desde os anos 2010 até os dias atuais, além de exposições de vestuários típicos e distribuição de artes visuais.
O programa abrirá uma nova turma em breve. A intenção é formar 500 profissionais capacitados pelo Aprendiz Cultural até 2024. O público-alvo são jovens que não possuem emprego formal ativo e que não tenham concluído o Ensino Médio. É preciso ser residente da cidade do Rio, preferencialmente em periferias, favelas e subúrbio e/ou estar em situação de vulnerabilidade social. Os alunos recebem R$ 800 mensais, além de auxílio transporte, e dedicam 30h semanais ao programa.
Fotos: Gui Espíndola
PROGRAMAÇÃO
Espaço Memórias Suburbanas
16h Abertura do evento
16h15 Apresentação do espaço
16h25 Intervenção de poesia
16h50 Intervenção de música
17h20 Contação de história
Espaço Pericalidade
16h às 20h Exibição do curta-metragem “Ser Feliz no Vão” – Direção: Lucas Rossi
17h Performance
17h15 Malabares
17h30 Apresentação do espaço
17h50 Malabares
Espaço Mar de Cria
16h às 17h50 Som ambiente/mecânico
17h50 às 18h40 Roda de Conversa “As juventudes na produção cultural carioca”
18h50 às 20h Cerimônia de Certificação
20h Apresentação de passinho direcionando o público para o baile funk
Espaço Baile do Porto
20h Passinho
20h15 Baile funk
Perifa Festival
Ter (13/12), das 16h às 21h. Grátis. Livre.
Espaço Cultural Sérgio Porto, na Rua Humaitá nº 163