Iguá promove Natal Solidário em comunidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro

Diário Carioca
Photo by Andrea Piacquadio on Pexels.com

O Natal das crianças de, pelo menos, 16 comunidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro terá um motivo a mais de alegria. A Iguá, concessionária responsável pelos serviços de saneamento nas regiões da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio, e nos municípios de Paty do Alferes e Miguel Pereira, realiza, pelo segundo ano consecutivo, a campanha Natal Solidário. 

A iniciativa promove a doação de brinquedos que irá beneficiar mais de duas mil crianças atendidas por organizações sociais parceiras, localizadas em comunidades cariocas das áreas de atuação da concessionária e também em Miguel Pereira e Paty do Alferes. 

Além dos brinquedos adquiridos pela Iguá, também foi realizada campanha de arrecadação com os funcionários, o que reforçou a quantidade de presentes que serão doados. Os colaboradores da Iguá foram convidados a participarem ainda como voluntários na ação, atuando na separação dos brinquedos e como apoio durante as entregas, que acontecerão nas festas de Natal, realizadas pelas organizações sociais com o apoio da Iguá, ao longo do mês de dezembro. 

As iniciativas de responsabilidade social fazem parte da identidade da empresa. Em dez meses de operação plena, a Iguá já realizou, nos três municípios de atuação, 110 ações sociais e campanhas, em que mais de 15 mil pessoas foram beneficiadas., e que mobilizaram, até então mais de 300 colaboradores voluntários. Entre elas, a ação de doação de óculos de grau, o “Viva Visão”, o programa “Você no Saneamento”, iniciativa de visitas da Iguá, e o projeto “Água, Fonte da Vida”, que levou mais de 20 espetáculos teatrais sobre o meio ambiente para escolas públicas da região. 

Sobre a operação da Iguá no Rio de Janeiro – Por meio de contrato de concessão de 35 anos, a Iguá assumiu, em fevereiro de 2022, a operação plena dos serviços de água e esgoto na área do Bloco 2, referente à região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense. Mais de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas. A concessionária é responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto nos bairros da Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Anil, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e imediações. A captação e o tratamento da água, produzida na Estação de Tratamento de Água do Guandu, ficará por conta da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE). No Estado, em Miguel Pereira e Paty do Alferes, a empresa cuida do ciclo completo do saneamento básico, com captação, tratamento e distribuição de água tratada, assim como os serviços de esgotamento sanitário. A Iguá possui dentro do seu DNA a sustentabilidade, um importante pilar estratégico do negócio e, com base nisso, a principal contrapartida socioambiental no Rio de Janeiro é a revitalização do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, que inclui as lagoas de Marapendi, Jacarepaguá, Camorim e Tijuca. Entre os objetivos da concessão estão o aumento da coleta e tratamento de esgoto já existentes e ampliação do acesso à água potável, promovendo melhorias na qualidade de vida da população por meio da universalização do acesso ao saneamento básico, que é tão essencial. 

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca