CEDAPS realiza mais uma formatura do Programa Jovens Construtores

Diário Carioca
formatura 1 CREJA - Bel Junqueira

Nessa terça-feira, 20, foi realizada na escola CREJA (Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos), no Centro do Rio de Janeiro, a formatura da turma do Programa Jovens Construtores, iniciativa do Centro de Promoção e Saúde (CEDAPS), que atua na instituição, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com Geisi Nicolau, gerente da GEJA  (Gerência de Educação de Jovens e Adultos), na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o Programa contribui para a formação dos jovens alunos, mas também, para a troca de experiências com os professores.

“Quando a metodologia do Jovens Construtores se encontra com os professores voltados a jovens e adultos, a gente pretende, desde o primeiro momento, trazer a experiência desse profissional às narrativas que ele tem com os estudantes, as conversas, potencialidades, dificuldades e necessidades. Ele dialoga com o aluno, tem a sua formação mais geral, alguns com formações mais específicas e pelos seus núcleos de interesse, e o jovem construtor vem para somar, ampliar a formação docente, para esse sujeito trabalhar com a educação de jovens e adultos e, nesse caso específico, com as juventudes que estão dentro dela”, explica.

Foram graduados 14 jovens, de 17 a 25 anos, moradores de diferentes regiões do Rio. O evento contou com a presença das famílias dos estudantes, além da Gerência do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos, do Senai e CEDAPS.

Durante quatro meses do Programa, os jovens participaram de diversas oficinas voltadas a relações sociais saudáveis, desenvolvimento comunitário, educação em saúde, meio ambiente e cultura e educação profissional em pintura (construção civil). Entre as atividades, os alunos idealizaram a pintura, em estilo grafite, do paredão lateral do CREJA.

O desenho escolhido – que será finalizado, em breve -, representa a diversidade presente no espaço de educação. O artista responsável pelo grafite é André Rongo, da ONG RONGO e do Museu do Grafite, na Pavuna, que também já sediou uma edição do Jovens Construtores. A participação de diversos parceiros do Programa como Unicef e Akzo Nobel, foi o que tornou possível a realização da ação.

O programa Jovens Construtores é uma tecnologia social voltada à formação de jovens, originalmente concebida pela organização YouthBuild e implementada, no Brasil, pelo CEDAPS, com assessoria do YouthBuild International. A missão é contribuir para o crescimento pessoal e profissional de moradores de favelas e periferias, associada à mobilização e ao desenvolvimento de famílias, organizações e comunidades.

Sobre o CEDAPS

O Centro de Promoção e Saúde (CEDAPS) promove a plena participação de comunidades populares nos processos de desenvolvimento e o aprimoramento de políticas públicas que atuam nesses territórios, contribuindo para a promoção da saúde, a garantia de direitos e a equidade.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca